Móveis para sala e cozinha. Móveis planejados e cozinha americana

Perguntas e respostas sobre móveis para sala e cozinha. Como é feita a divisão de sala de jantar e de estar em termos de móveis? Os móveis para a cozinha devem ser planejados?

A escolha de móveis para uma casa passa por diversas análises, desde aquelas de natureza estética apenas, como cor  até aspectos funcionais como tamanho, disposição e outros.

A sala e a cozinha é sem dúvida os ambientes onde a atenção precisa ser redobrada, visto que é onde passamos boa parte do nosso tempo, seja em atividades de descanso ou trabalhando no labor diário de uma cozinha.

Desta forma, iremos responder algumas das perguntas mais importantes para a escolha do mobiliário para esses ambientes.

Quais os móveis mais comuns para a sala?

Os móveis que compõe uma sala variam bastante de acordo com o tamanho dela, proposta, bem como a próprio cultura da família. Outra característica a analisar é que em algumas casas existem a separação entre sala de estar e jantar, enquanto que muitas têm o mesmo espaço integrado.

Sala de jantar

Os mais comuns são:

  • Sofá. Que pode ser o famoso conjunto de 2 e 3 lugares, por exemplo, ou apenas uma peça de três lugares;
  • Poltronas. Que podem ser usadas em conjunto com o sofá;
  • Rack ou suporte de parede para TV;
  • Mesa de centro;
  • Mesa de 4, 6 ou 8 cadeiras para sala de jantar;
  • Aparador para sala de jantar;
  • Entre outros.

Quais os móveis mais comuns para a cozinha?

Já na cozinha existe um padrão mais definido e de acordo com a cultura brasileira é comum existir os seguintes móveis e utensílios domésticos:

  • Fogão que pode ser os tradicionais ou os novos cooktops;
  • Geladeira;
  • Pia simples ou com bancada;
  • As vezes uma mesa de jantar com cadeiras. Isto dependerá da proposta da sala;
  • Forno elétrico;
  • Forno microondas;
  • Armários de cozinha, que podem ser os modelos planejados ou apenas os modulares;
  • Entre outros.
Cozinha decorada

Como é feita a divisão de sala de jantar e de estar em termos de móveis?

Normalmente a sala de estar é composta por um conjunto estofado ou pelo menos uma peça de sofá. Um rack para TV, mesa de centro e alguns acessórios adicionais, como mesinha de canto, por exemplo.

Já a sala de jantar é composta essencialmente por uma mesa com cadeiras e as vezes um aparador, dependendo do espaço disponíveis e proposta da casa. O aparador as vezes é substituído por um armário que cumpre basicamente a mesma função.

Os móveis para a cozinha devem ser planejados?

Quando possível sim. O planejamento de móveis é visto por muitos como algo caro, mas sabemos que não é bem assim e que o resultado compensa. O que acontece é que ao planejar os móveis da cozinha, como a pia, balcão, armários, suportes para fornos e micro-ondas, espaço para a geladeira e até mesas embutidas, há um ganho enorme no espaço, organização e beleza do ambiente.

O fogão pode ser planejado?

Sim. Na verdade o que pode ser feito neste caso é o uso do cooktop. Este modelo de fogão precisa ser instalado sobre a pedra do balcão da pia e com isso você poderá planejar o local mais adequado para cortar a pedra e fazer a sua colocação.

Como integrar móveis de sala e cozinha quando é americana?

Salas e cozinhas americanas estão se tornando cada vez mais comum por sua praticidade, melhor uso do espaço e benefícios que proporciona. O que normalmente é feito neste caso é que o espaço da cozinha propriamente dito é bem menor e usado apenas para cozinhar, deixando mais espaço para a sala que tem a função dupla de estar e jantar. Neste caso a distribuição dos móveis pode ser a geladeira, pia e fogão na cozinha, mesa, armário ou aparador na sala, bem como os demais móveis tradicionais da sala.

Quais os exemplos de móveis para sala e cozinha?