O que é artesanal e produtos artesanais para casa

O artesanato é uma prática antiga que talvez seja tão antiga quanto a própria civilização humana. Arqueólogos ao longo dos anos realizaram escavações em diferentes partes do mundo e descobriram vários objetos artesanais de diferentes idades.

O artesanato reflete-se a cultura, tradição e história de um lugar e vive mesmo que a cultura sofra transformações e modernidades. Historicamente, o primeiro estágio de objetos artesanais pode ser visto no início da humanidade, quando praticamente toda criação era uma peça de arte.

Todo objeto cotidiano era feito com as mãos - usando habilidades físicas humanas, criatividade e paciência - pois não havia nenhuma automação ou tecnologia disponível para fazer algo mecanicamente. A segunda fase da história veio com o período renascentista na Europa, quando houve uma revolução cultural nos campos das artes e ofícios.

Já a terceira – e última - etapa no desenvolvimento dos produtos artesanais para casa veio junto com a Revolução Industrial, quando as máquinas assumiram um papel importante na vida do homem e muitas ferramentas e materiais sintéticos foram inventados para serem usados para criar formas mais modernas de artesanato.

A transição do artesanato para seu uso como produtos artesanais para casa

artesanato

O artesanato foi uma arte que começou pela necessidade do homem de criar objetos para seu próprio uso, mas evoluiu para uma arte decorativa quando a revolução industrial no século XIX passou a satisfazer suas necessidades funcionais e utilitárias.

Isso deu às pessoas a oportunidade de se dedicarem ao artesanato como um hobby e como uma forma de arte para agradar seus sentidos, bem como uma expressão de suas faculdades criativas. No oeste do mundo, os artesanatos domésticos se tornaram bem cedo uma arte popular decorativa.

  • No início do século XIX, ideias e sugestões relacionadas aos produtos artesanais para casa começaram a aparecer nas revistas femininas e tornaram-se altamente populares. Perto da virada do século XX, foram publicados vários manuais e guias de instruções sobre o assunto que levaram a e técnicas de elaboração novas.
  • As habilidades de artesanato começaram a ser usadas para criar álbuns de fotos e álbuns familiares. Isso se tornou uma grande atividade familiar e as pessoas passaram a usar álbuns de recortes especialmente elaborados para ocasiões importantes em sua vida, como lembranças e presentes para os entes queridos.

Produtos artesanais para casa atualmente

Artesanato tricô

No século XX, o artesanato tornou-se muito popular como hobby entre pessoas de vários grupos etários. De acordo com a Associação de Artesanato e Hobby da América, mais de 80% das famílias mundiais têm pelo menos um membro da família envolvido com atividades de elaboração manuais em diversos estilos de arte.

  • Os computadores e a era digital deram um novo sabor tecnológico ao artesanato. Ele é uma atividade antiga e usada até hoje. Ao longo do tempo, sua elaboração teve diversas mudanças de forma e é hoje popular como um passatempo familiar e recreativo.
  • Você pode usar produtos recicláveis da sua casa para criar os mais diversos artigos. Itens como garrafas pet podem ser pintadas e usadas como vasos para flores, porta canetas, caixinhas para maquiagem e outros itens pequenos.
  • Já CD’s antigos e vinis podem ser usados para a criação de relógios ou até mesmo pendurados nas paredes como quadros. Você também pode partir um CD em pedaços e colá-los sobre superfícies para criar efeitos brilhosos e interessantes.
  • A madeira é outro material que oferece a possibilidade de diversas criações artesanais, principalmente a madeira mais mole, como o pinus, por exemplo que é facilmente trabalhada. Uma boa dica para as crianças e usar um pedaço de madeira e uma lupa durante o sol mais forte do dia. Com a lupa elas podem concentrar os raios solares sobre a madeira para escrever ou fazer desenhos por exemplo. Isto é possível pois a lupa concentra os raios solares causando queimadura sobre a superfície de incidência.
  • Tecidos também podem ser usados para a criação artísticas. Isto é possível com a decoração de pano de prato, tapetes, cortinas e outras peças que são úteis para o uso em casa.

Existem diversos tutoriais online e off-line disponíveis para que você use itens diários para criar produtos artesanais para casa e aplica-los como decoração. O chamado Do It Yourself se torna cada dia mais popular e está pronto para auxiliar na sua ambientação!