O que é horticultura e como cultivar horta em casa

Veja como produzir alimentos orgânicos em sua própria casa com uma horta doméstica, que pode ser em chão de terra, em vasos ou mesmo no modelo vertical. Veja o que plantar.

» Página Inicial


Manter uma alimentação saudável nem sempre é fácil. Para isso você precisa aprender a escolher muito bem os seus alimentos. E uma ideia para quem quer mudar os hábitos é descobrir o que é horticultura e como cultivar horta em casa.

Para muitas pessoas é difícil se deslocar com frequência a um sacolão e mercado, e por isso acabam se rendendo a uma alimentação pouco saudável. Mas você já pensou em ter a sua própria horta?

Pois é. Especialmente agora que os alimentos orgânicos estão em alta, devido a preocupação das pessoas com o uso de agrotóxicos no cultivo dos alimentos que consumimos. Então, você pode produzir alimentos orgânicos em sua própria casa.

Onde plantar uma hora?

Espaço e localização já não são mais um problema, pois hoje existem variados modelos que se adaptam a todos os tipos de locais. A seguir vãos explicar tudo sobre o que é horticultura e como cultivar horta em casa.

Antes de tudo, tire de sua cabeça a ideia de que somente quem tem chácara ou fazenda pode cultivar os seus próprios alimentos. Há tempos as coisas não funcionam mais a assim.

Hoje em dia até os menores dos apartamentos podem ter uma horta para chamar de sua, desde que os proprietários tenham real vontade de cuidar de uma.

Horticultura

Horta

Esse nome é dado à prática de cultivar diferentes hortaliças, plantas frutíferas e verduras. Nesse caso, geralmente o destino é o comércio, ou seja, os cultivadores fazem isso em um volume grande o suficiente para que sejam vendidos.

Nesse caso existe uma exploração econômica, ou seja, os alimentos e plantas não serão usados para consumo próprio, e sim de terceiros. Essa á uma das mais importantes vertentes da agricultura, e é fundamental para manter mercados e vendas abastecidos.

Mas nem só de horticultores vive o mundo. No Brasil, cada vez mais pessoas tem escolhido plantar as suas próprias hortaliças, sempre em busca de uma alimentação mais equilibrada, livre de agrotóxicos, e uma vida mais saudável.

Saiba como cultivar horta em casa seguindo nossas dicas

A primeira cosia a saber é que não há necessidade de ter hectares a disposição para a sua horta. Com amor e cuidado, você terá uma linda horta em qualquer espaço.

Vasos

Horta em vaso

Os vasos são fundamentais para quem mora em casa ou apartamento. Eles existem nos mais variados tamanhos, e por isso fica fácil encontrar alguns que se adaptem as suas necessidades.

Em vasos você poderá plantar cheiro verde, salsa, erva cidreira e outras hortaliças que não requerem muito espaço para o cultivo.

A vantagem deste tipo de horta é que você pode trocá-la de lugar para aproveitar melhor o sol e chuva, por exemplo.

Chão de terra

Para quem tem espaço no quintal, uma horta de chão pode se tornar um grande prazer. Nesse caso, você deverá plantar as sementes ou as mudas diretamente no chão.

Claro que o ideal é fazer o preparo do solo deixando a terra bem fofa e misturando terra adubada. Quais mais rico for o solo, mais produtivo ele tende a ser.

Existem terras adubadas que você compra em sacos e existem também adubos que você pode comprar para misturar com a terra que você tem.

Neste tipo de horta é possível plantar qualquer hortaliça, bem como verduras, legumes e até frutas.

Horta vertical

Essa é uma das versões mais modernas de hortas. Com esse tipo você consegue ocupar um pequeno espaço em sua cozinha ou varanda, construindo uma espécie de painel suspenso em que a horta fica localizada.

Em geral, as pessoas apostam na utilização de paletes como suporte, pois além de baratos, eles são versáteis e ficam lindos na decoração. E os espaços entre as madeiras são perfeitos para deixar os vasinhos presos.

Normalmente é usado para pequenas plantas, em especial as que não requer muita terra, como cebolinha, hortelã, salsa, manjericão, alecrim, coentro, entre outras.

Você deve mantê-la em um local arejado e iluminado, onde a luz do sol entre. Não se esqueça de regar com frequência. Nesse caso a luz deve ser direta, então se preocupe com o calor nas plantas, mas não se esqueça de regar diariamente.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade