O que é mesanino, para que serve em residências

Perguntas e respostas sobre mesanino. Ele pode ser uma solução arquitetônica residencial e industrial? Para que ele serve na residencia e onde ele fica localizado?

O que é mezanino?

É o lugar que fica entre o primeiro andar e o térreo de um condomínio, prédio ou edifício, que para acessar e preciso de uma escada ou elevador. Serve como sala de descanso, salão para festas ou até mesmo uma sala de jogos e lazer.

Em outras palavras, é um pavimento acima do térreo, que não é todo fechado, como seria um segundo andar. O mezanino é considerado um pavimento intermediário, como se fosse uma sacada dentro de casa. E lá de cima dá pra ter a visão de dentro do cômodo na parte de baixo. O mezanino serve para integrar os ambientes.

Mezanino

Onde fica ele nas residências?

Geralmente o mezanino é construído na parte interna da casa, acima da sala. Mas há também a construção de mezaninos na área externa da casa, criando um ambiente externo que pode servir de área de descanso ou varanda.

O mezanino é ideal para quem não possui um terreno muito grande e precisa de mais área útil. Pode servir de escritório, home office, sala de estar, biblioteca, quarto, entre outros.

É importante salientar que para construir o mezanino a casa precisa ter um pé direito duplo, ou seja, a altura entre o piso e a laje deve ser suficiente para que o mezanino tenha uma altura confortável para os moradores da casa. É bom planejar bem antes de executar.

Para que serve?

É para dar um tom vivo a casa deixar com uma cara mais sofisticada, ajuda a aumentar o tamanho útil pode ser designado para quarto ou até mesmo um lugar de leitura.

O mezanino funciona como um cômodo a mais, para aumentar a área útil da casa, como foi dito acima, e também funciona na área estética da casa, integrando os ambientes e dando um toque de modernidade. O mezanino permite ter uma visão mais ampla dos cômodos que se situam abaixo dele.

Esta estrutura também serve para aumentar a incidência de luz natural e ventilação na casa, por ser todo aberto. Um aspecto negativo do mezanino é a falta de privacidade, pois é todo aberto.

Fora edifícios e casa onde mais ele pode ser feito?

O mezanino pode ser construído em casas, lofts, lojas, bares, restaurantes, fábricas, armazéns, entre outros. Ele pode ser considerado em praticamente toda edificação que possua um pé direito alto e que pretenda aumentar o espaço e ter uma melhor visão dos cômodos de baixo.

Outros exemplos onde o mezanino pode ser construído são: em galpões, almoxarifados, sala de reuniões, aquários, palcos, armazéns, fábricas, supermercados, etc. Logo, a altura entre o chão e o teto deve ser em media de 2,70 metros. É indicado ter pé-direito alto para dar sustentabilidade e conforto. O mezanino é utilizado como uma área extra que de mais espaço para as pessoas que estejam no lugar sem contar que dá uma cara nova ao estabelecimento. O mezanino pode ser também os lugares como balcão acima de plateias em teatros como camarotes, ou até mesmo baladas para poder ter uma melhor visualização do palco.

Como é feita a estrutura do mezanino?

A estrutura do mezanino pode ser feita de diversos materiais. Um deles é o concreto. O ponto positivo do concreto é que ele é fácil de trabalhar, e dá uma sensação de unidade na casa, pois é o mesmo material que o restante da construção. O aspecto negativo é que ele é mais demorado, pois se deve escorar, esperar a cura do concreto, além da sujeira durante a construção.

Outro material é a madeira. O aspecto positivo é que a peça fica mais bonita esteticamente, a casa fica com uma decoração mais rústica naturalmente. Além disso, é mais rápido e suja menos que o concreto. O aspecto negativo é o alto preço da madeira e os cuidados especiais de manutenção (contra insetos, contra incêndio, etc).

Outro tipo muito comum é a estrutura metálica, em que é feito de ferro ou aço inox. Ele é mais rápido, pois já vem pré-moldado e é só encaixar na hora, não produz sujeira como o concreto. Além disso, dá um aspecto mais industrial à casa, um tema de decoração mais urbano.

Como ele pode ser na arquitetura industrial?

Assim, nas indústrias, a estrutura do mezanino pode ser montada de forma que possa ser deslocada para outros lugares. É importante que seja projetado para esta finalidade, e sua estrutura deve suportar o peso de equipamentos e pessoas.

Em algumas empresas, o mezanino tem a função de depósito para armazenar o estoque, como é o caso das sobrelojas.

Ele pode ser uma solução arquitetônica?

É usado para soluções arquitetônicas geralmente em um lugar onde será realizado um show ou algo que espere um publico maior. Se o lugar for pequeno, é montado um mezanino que funciona como uma espécie de arquibancada, e depois que o evento acaba, é retirado novamente. Por isso o mezanino é prático de ser usado: pode dar mais espaço ao lugar.