O que é TV 3D ativa e passiva? Qual é melhor?

A TV 3D é uma tecnologia morta e as últimas grandes fabricantes foram a LG e a Sony. A tecnologia 3D nunca foi realmente popular entre os fabricantes para o uso doméstico. Com o tempo, o 3D deixou de ser um fator determinante quando o consumidor escolhia uma TV nova e o uso se tornou baixo.

A TV 3D é uma tecnologia morta e as últimas grandes fabricantes foram a LG e a Sony. A tecnologia 3D nunca foi realmente popular entre os fabricantes para o uso doméstico. Com o tempo, o 3D deixou de ser um fator determinante quando o consumidor escolhia uma TV nova e o uso se tornou baixo.

Mas talvez em algum momento isso mude e haja um novo olhar para essa tecnologia.

Tipos de TV 3D

  • TV 3D passiva: A tecnologia para TV 3D passiva precisa de óculos que mostra as imagens do lado esquerdo e do lado direito ao mesmo tempo. Os óculos são mais simples e mais confortáveis, sem a necessidade de uma bateria. Essa tecnologia é mais barata, mas as imagens possuem menos qualidade.
  • TV 3D ativa: A tecnologia ativa apresenta uma maior qualidade nas imagens, mas precisa de óculos mais caros. Esses óculos podem ter uma bateria ou um cabo USB para recarregar na própria televisão. Eles são polarizados que juntos criam efeito de profundidade, mas podem aparecer alguns efeitos de sombra e imagens piscando.
Alguns dos melhores modelos de TV 3D

  • TV LG 47LA6130
  • TV 3D Sony Motionflow XR de 960hz
  • Sony TV KDL-46W955A
  • TV Samsung UN46F6400

Veja o que as pessoas que usam TV 3D estão dizendo

Confesso que usei a função 3D poucas vezes.
Quem usou mais esta função foi meus filhos, principalmente em jogos.
Acredito que esta hoje em dia 3D está perdendo a relevância na hora de comprar uma tv.
Fato de ter que usar óculos convenhamos que fica difícil em assistir um filme com toda a galera.
Os oculos são vendidos separadamente, oque faz aumentar o preço do televisor.
No entanto como tenho 2 oculos, é possível usar apenas 2 pessoas por vez
Por isso não usamos muito. Mas a qualidade é bem boa.
As crianças aqui em casa ama.
Jacqueline Cardoso, Sao paulo


Comprei uma TV 3D à cerca de 3 meses, uma da logitech.
A televisao tem um modo de som 7.1, o que significa que tem um som envolvente, que por sua vez é muito bom.
Contudo a imagem em 3D nao foi, definitivamente, o que esperava. Pensei que no minimo fosse comprarável ao do cinema, mas nao o é. Apesar de ja vir com uns óculos de oferta, e por isso deveriam ser os mais adequados para aquela televisao, é possivel notar a dupla imagem atraves dos oculos ( aquela imagem que vemos se tirar-mos os oculos no cinema). A tv tambem tem o modo "normal" que por sua vez é muito bom, full HD.
Frederico, Coimbra


A tv 3d é ótima para ver filmes, assistir jogos e além de poder acessar a netflix direto da tv, o melhor é instalar um video game que seja compatível, pois os jogos ficam bem realistas. Uma das vantagens é poder sentir como se os objetos estivesse na sua frente, como se fosse um cinema em casa
São extremamente caras, quando estragam o preço do reparo é muito alto, em algumas situações acaba não compensando, para que o som tenha a mesma qualidade da imagem é melhor acoplar um home teather. Tem pouca programação em 3d disponível, a maioria dos filmes ainda não está disponível em 3D, então não são muitos em que pode ser assistido com os óculos. Alguns modelos vem com óculos, que se estragarem é muito difícil achar para comprar no mesmo modelo, e podem ser quase mais caros do que a própria tv, não tendo custo beneficio.
Geovana Ferreira , Bocaiuva do Sul/Parana


Por Redação e G Produções Editoriais