O que significa Art Deco e sua relação com arquitetura

Saiba o que significa Art Deco, como este movimento surgiu e alguns exemplos na arquitetura que reflete bem este estilo. Veja um pouco da história e informações relacionadas.

» Página Inicial


O lugar comum nas definições do Art Deco é que certamente ele foi um dos estilos decorativos mais influentes da primeira metade do século XX. Ele apareceu pela primeira vez na França, na década de 1920, tomando seu nome na “Exposição Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes”.

Após sua estreia em Paris, esse estilo foi rapidamente aceito em todo o mundo, extraindo suas características de diferentes fontes e afetando várias estéticas, desde as artes visuais e decorativas até a moda, a arquitetura, a filmografia e o design de produtos.

Embora tenha sido o movimento mais popular no período entre as duas guerras mundiais, não foi reconhecido como um movimento até os anos sessenta - e alguns historiadores da arte, ainda hoje, argumentam se o Art Deco e sua relação com arquitetura devem ser identificados como um movimento.

Rockefeller Center

Luxuosos e esplêndidos em sua aparência, os designs Art Deco marcaram o período de otimismo recém-descoberto após a guerra e a grande depressão. Embora tenha se inspirado nos movimentos artísticos passados, uma das principais características do estilo foi a sua orientação para o futuro e a celebração de ideias modernas e de progresso.

Art Deco em relação a escolas de design semelhantes: características do estilo

O uso de formas geométricas e composições simétricas, bem como a combinação entre artes plásticas e artesanato, é o que aproximou o Art Deco e sua relação com arquitetura da estética da escola de design Bauhaus.

No entanto, estes dois movimentos estavam em lados opostos do espectro modernista, com artigos de luxo Art Deco e sua ornamentação extravagante se opondo às formas puras e simples da Bauhaus.

Artes visuais

Como um estilo que combina artes e artesanato, o Art Deco encontrou seu uso principalmente nos campos de arquitetura, interiores, no meio têxtil, mobiliário e no design de moda.

Art Deco atualmente

Embora tenha perdido sua popularidade após a Segunda Guerra Mundial, o Art Deco foi revitalizado durante os anos sessenta, com o surgimento da cultura consumista.

Devido à sua linguagem visual global e à sua natureza que responde bem aos requisitos da produção em massa, a herança deste estilo decorativo ainda está presente hoje, principalmente na arquitetura.

Seus itens também estão se tornando cada vez mais populares no mercado da arte e essa recente apreciação pelo movimento levou ao estabelecimento de muitas análises sobre o Art Deco e sua relação com arquitetura, que continua a aparecer na restauração e preservação de monumentos arquitetônicos.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade