Panela cerâmica, de ferro ou alumínio. Qual é melhor?

Veja as dicas sobre a escolha do tipo de panela para comprar, considerando os vários tipos de materiais empregados na sua fabricação. Veja os prós e contra e cada um.

» Página Inicial


Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de panelas, as quais são feitas de diferentes materiais. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre qual o melhor tipo de panela, pois pode-se encontrar panela cerâmica, de ferro ou alumínio.

Quando as pessoas decidem renovar as suas panelas, é possível encontrar diversas opções que pode acabar sendo uma tarefa difícil de escolha. Assim, no momento de avaliar qual é o melhor material, deve-se levar em consideração os prós e contras, e para quais preparações específicas eles são indicados.

Normalmente, cada tipo de material ou formato acaba definindo como irá ficar a preparação das refeições, além da praticidade de manuseio no momento da preparação, sendo capaz de aproveitar ao máximo os alimentos.

Os três tipos mais comuns são de cerâmica, de ferro ou alumínio e não se diz respeito somente a estética ou ao seu valor, pois cada uma possui suas diferentes especificidades, e com isso, o melhor é sempre ter conhecimento de qual a melhor escolha para cada preparação de refeição, procurando visar sempre os melhores resultados.

Panela de ferro

Panela de ferro

A panela de ferro é conhecida por proporcionar diversos benefícios para a saúde, onde diversas pesquisas apontaram que ela transfere o mineral que está presente na sua superfície, o que transforma em grandes aliados para a prevenção ou combate da anemia.

Porém, é necessário ter alguns cuidados com a panela de ferro, pois ela pode enferrujar, e quando é esfregada a ferrugem pode acabar se soltando. Por isso, o recomendado é lavar com água quente e sabão, e secar no fogo. Além disso, é indicado também passar um pouco de óleo sobre a superfície antes de guardá-la.

Em relação as vantagens da panela de ferro, elas são:

Já em relação as desvantagens das panelas de ferro, elas:

Uma dica para o uso das panelas de ferro é usá-las no preparo de comidas em que o cozimento é mais longo. Além disso, as fritadeiras de ferro são ótimas aliadas no preparo de carnes, deixando-as muito saborosas.

Além disso, as principais características das panelas de ferro é que elas deixam a comida mais solta, pois são capazes de absorver o calor por conta do seu material, o que distribui de uma forma mais lenta e homogênea.

Panela de cerâmica

Panela cerâmica

As panelas cerâmicas ou também conhecidas como de barro vitrificado são normalmente 100% livres de quaisquer substancias que podem fazer mal para a saúde, pois o seu material é totalmente inorgânico e livra os alimentos de contaminações por resíduos de metal.

No entanto, elas demoram mais para esquentam, mas são capazes de aquecer em toda a superfície da panela, o que proporciona ótimos cozimentos. Normalmente, elas são mais indicadas para o preparo de peixes e frutos do mar, além de cozinhar de maneira lenta vegetais, sopas e ensopados.

Algumas das vantagens das panelas cerâmicas são:

Panela de alumínio

Panela de alumínio

No caso das panelas de alumínio, elas são extremamente leves e ótimas para serem usadas em frituras por imersão. Mas, as panelas de alumínio fundido normalmente são mais porosas por dentro, e além das suas características comuns, elas grudam muito menos e são capazes de dourar os alimentos com certa facilidade.

É essencial que você tenha alguns cuidados ao manuseá-las, pois elas podem se riscar, além de não poder serem usadas em armazenamento de alimentos na geladeira, pois elas podem acabar soltando alguns resíduos mais tóxicos, o que faz mal para a saúde.

Além disso, é indicado não cozinhar na panela de alumínio, alimentos que sejam mais ácidos ou que contenham muito sal. O material da panela de alumínio não é capaz de reter muito calor, além de ser mais difícil de ser lavado, pois pode acabar alterando a cor e o sabor da comida

Portanto, existem diversas características diferentes da panela cerâmica, de ferro ou alumínio, mas o mais indicado é que se tenha mais de um modelo na cozinha, pois dessa forma será possível aproveitar melhor em cada preparo das refeições, pois cada alimento possui suas características específicas.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade