Panela de pedra: Benefícios, desvantagens e riscos

Elas cozinham os alimentos lentamente e mantém os alimentos aquecidos por muito mais tempo. Contém fibras separáveis que atravessam a pedra correndo o risco delas separarem e nos causarem problemas de saúde.

As panelas de pedra tem a vantagem de durarem por muito tempo, não possuem cheiro, não interferem nos sabores dos alimentos. A panela é comprada crua, antes de ser utilizada ela tem que ser preparada ou curada evitando que passe algum tipo de mineral tóxico.

  • Função: Elas cozinham os alimentos lentamente e mantém os alimentos aquecidos por muito mais tempo.
  • Benefícios: Elas já são naturalmente antiaderentes.
  • Desvantagem de usar a panela de pedra: A densidade dos alimento podem ser danificadas através do super aquecimento e também como mencionei podem transmitir produtos prejudiciais se não usar corretamente. A panela é feita através de uma substância natural criada por depósitos minerais.

Quais os principais riscos

  • Flutuações de temperatura – Elas podem rachar devido à alta temperatura em excesso
  • Peso – Temos que ter o maior cuidado devido ao seu peso.
  • Amianto – Contém fibras separáveis que atravessam a pedra correndo o risco delas separarem e nos causarem problemas de saúde.

Modelos

Veja os testemunhais de usuários sobre panela de pedra

A natureza antiaderente e a capacidade de reter o calor por muito tempo é o que torna a panela de pedra mais atrativa. Isso sem contar que a panela de pedra libera expressivas quantidades de elementos nutricionais, como o cálcio, magnésio, ferro e manganês. Na hora de escolher a melhor panela para preparar os alimentos é importante conhecer as diferenças e saber quais são as vantagens e desvantagens de cada material para extrair o máximo de benefício tanto para a saúde quanto para a preservação do produto. Antigamente o uso da panela de pedra era bem mais comum do que hoje em dia, Mais eu particularmente ainda valorizo muito as vantagens que a panela de pedra oferece em relação ás demais panelas que existem atualmente. Uma desvantagem da panela de pedra é o seu peso que dificulta o manuseio. Entretanto proporcionam mais sabor à pratos de preparo prolongado.
Marli Rodrigues dos Santos, Embu-Guaçu


A cozinha mineira guarda sabores a aromas da tradicional cozinha brasileira, sendo admirada em todo o país.
Possuo duas panelas de pedra para preparo de "comida mineira", que surpreenderam-me positivamente. Inicialmente acostumei-me a iniciar o aquecimento da panela com fogo brando, para evitar rachaduras por choque térmico, mas passada essa adaptação pude usufruir a eficiência no cozimento das carnes, dos legumes e dos feijões, bem como no preparo dos molhos e do indispensável angu de fubá.
A tampa, também de pedra e pesada fecha bem o interior da panela, permitindo um cozimento gradual/homogêneo dos alimentos, preservando todos os seus nutrientes.
Como pontos negativos, observei que sendo a pedra um material com porosidade, há riscos de formação de colônias de bactérias no seu interior, sendo importantíssimo uma operação de lavagem cuidadosa e eficaz. O peso, bem maior que nas panelas convencionais também é um inconveniente e o custo de aquisição é levemente elevado.
Luiz Antonio Vila Flor, Rio de Janeiro - RJ


As panelas de pedra possuem uma estética interessante, podendo funcionar como elemento temático decorativo no ambiente. São bastante robustas e, para cozinhar, tem como grande vantagem o fato de que os alimentos não grudam no seu interior, o que reduz a necessidade de uso de óleo ou outro semelhante.
Uma desvantagem das panelas de pedra é que elas são bastante pesadas, o que pode dificultar um pouco o transporte e exigir cuidados especiais no armazenamento, sob pena de forçar demais superfícies frágeis. Outra preocupação é que existe uma crença forte de que as panelas de pedra, no cozimento, acabam liberando alguns materiais presentes em sua composição que são extremamente nocivos à saúde humana e acabam sendo ingeridos em conjunto com os alimentos preparados no seu interior. Assim, para cozinhar ou para armazenar alimentos, talvez não seja a melhor opção, restringindo sua utilização a mero elemento decorativo na copa ou na cozinha.
Bruna , Porto Alegre, RS


Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega