Parede acústica e térmica, o que é, vantagens e como fazer

Perguntas e respostas sobre parede acústica e térmica. O que é, quais as principais vantagens e como fazer paredes com controle térmico e acústico em uma casa ou apartamento.

» Página Inicial

Calor, frio e barulho são coisa que podem interferir grandemente naquilo que chamamos de conforto em casa. Não basta ter uma casa ampla, bem mobiliada e com uma construção moderna se ela não tiver o conforto térmico e acústico.

Diante disso, na hora de construir ou reformar a ideia de construir paredes térmicas e acústicas são boas alternativas para evitar ou corrigir problemas ligados a excesso de ruido ou altas temperaturas, por exemplo.

O que é parede acústica?

É uma parede que tem a capacidade de impedir que o som de propague de um lado para o outro, evitando assim a passagem do mesmo e bloqueando as ondas sonoras que propagam o som. Ela é comum em estúdios de gravação, emissoras de rádio e TV, salas de cinema, teatro ou mesmo em residências quando alguém deseja evitar que o barulho penetre em sua casa ou saia dela.

Diversas técnicas e materiais são usados para criar este bloqueio sonoro. Entre as sugestões estão as paredes com densas camadas de concreto, revestidas por materiais isolantes com lã de rocha, lã de vidro, espuma, entre outros.

barulho

O que é parede térmica?

É uma parede que tem a capacidade de impedir bloquear os raios solares e assim não deixar o ambiente se aquecer. Toda parede tem alguma resistência ao sol, mas é possível fazer alguns tratamentos especiais para torna-la mais eficiente no trabalho de bloqueio dos raios ultravioletas do sol.

Os métodos e materiais que podem ser usados para este fim também podem variar um pouco. Recentemente surgiram algumas tintas que usam nanotecnologias para impedir a penetração dos raios solares. Além disso é sabido que cores brancas refletem os raios solares e uma boa parede de concreto pode resistir bem a penetração de calor.

Calor temperatura

Quais as vantagens de uma parede acústica?

Existe uma vantagem dupla, ou seja, para você e para seus vizinhos. Quando você emite muito barulho em casa, como a bateria do seu filho, o som alto da sua filha, os em casos de pessoas que falam muito alto ou até tem o hábito de gritar, seus vizinhos seriam muito beneficiados se você tivesse um tratamento acústico em sua casa. Se eles é quem fazem esses ou outros barulhos, você e sua família seria muito beneficiado ao ter paredes acústicas.

Quais as vantagens de uma parede térmica?

O problema do calor é outro, pois não depende de vizinhos e nem de você, é natural. Desta forma a vantagem em ter paredes térmicas atinge diretamente o conforto da sua casa, especialmente para dormir. Ao fazer um tratamento térmico em paredes que recebem incidência do sol, você estará impedindo o aquecimento interno, já que as paredes, assim como o telhado absorve o calor e depois transfere para dentro de casa.

Como fazer uma parede acústica?

O concreto é um isolante acústico, mas para isso ela precisa sem bem grossa, quando a parede já está pronta o mais recomendado é fazer uma parede dupla usando drywall, por exemplo e entre as duas paredes usar placas isolantes como isopor, espuma, lã de rocha, lã de vidro ou outros materiais com potencial isolante. Consulte um arquiteto que poderá estudar melhor cada caso em específico.

Como fazer uma parede térmica?

O processo de tratamento térmico consiste em bloquear os raios ultravioletas do sol, desta forma é necessário que a parede que receba muito sol, especialmente da tarde tenham algum tipo de bloqueio. Algumas possibilidades incluem: plantas como árvores, trepadeiras e outros, pintar a parede de branco já que esta cor não absorve muito calor, usar uma pintura especial como é a proposta deste produto que segundo a propaganda, ele poderá bloquear os raios solares.


 
Veja também: