Parede de vidro jateado, opaco ou blocos de vidro

Perguntas e respostas sobre parede de vidro. Uma parede construída com blocos de vidro é resistente? Pode ser usado material jateado ou opaco para este tipo de construção?

» Página Inicial


É possível construir uma parede de vidro?

Sim. Existem alguns recursos para isto e provavelmente o mais conhecido e usado e com o uso de blocos de vidro. Esses blocos as vezes são usados apenas como decoração em um pedaço da parede, mas há casos em que se constrói a parede inteira com eles, especialmente em prédios comerciais e de escritório onde este tipo de prática é mais comum.

Veja aqui alguns exemplos de parede de vidro com esses blocos

Uma parede construída com blocos de vidro é resistente?

Sim, ela é bastante resistente, mas não podemos esquecer que ainda assim estamos lidando com vidro e portanto é necessário ter os devidos cuidados. Mas a parede se mostra bastante resistente sim, até porque é usado uma argamassa especial para o assentamento deles que funciona como uma espécie de cola.

Bloco de vidro

Ela pode receber sobrecarga?

Não. Este tipo de parede só pode ser usado como fechamento e não é estrutural, logo não é possível apoiar vigas ou qualquer outra estrutura que demanda carga, pois neste caso ela poderá quebrar.

Que outro tipo poderá ser usado?

O vidro tradicional poderá ser usado como fechamento no lugar da parede de concreto tradicional. Esta prática também já é muito comum não só em escritórios e prédios comerciais, mas também em residências onde é possível verificar seu uso em algumas dessas construções.

Veja aqui alguns exemplos de parede de vidro

Pode ser usado vidro jateado ou opaco para esse fim?

Sim. Esta é uma possibilidade para locais onde além de promover o fechamento, também seja necessário algum tipo de privacidade. O vidro jateado pode ser usado como alternativa para esse caso, assim como a inclusão de uma película que o tornaria opaco impedindo a visão de um lado para o outro. Essa película geralmente é na cor branca.

Quais as vantagens de uma parede de vidro?

Há muitas razões para a criação de uma parede com este material e ele traz algumas vantagens em relação a parede de concreto ou outro tipo de material, como maior rapidez na construção, dispensando a necessidade de acabamento e maiores custos, deixa o ambiente bastante moderno e permite visão para a área externa ou outro ambiente da casa.

Onde posso colocar?

A parede de vidro pode ser colocada em qualquer ambiente da casa, seja para decorar, dar um charme ou dividir ambientes. Uma ideia boa é usá-la para dividir o espaço da cozinha e da lavanderia. Você separa cada espaço e não perde claridade por ela ser de vidro. Além disso você pode usar no banheiro, quartos e até salas.

Qual a manutenção de uma parede de vidro?

Por ser transparente, o vidro exige cuidados essenciais para continuar bonito e limpo. Você encontra soluções prontas para limpeza específica de vidros no mercado ou pode apostar em receitas caseiras com detergente, vinagre ou álcool.

Qual o valor?

São infinitas as possibilidades e disposições de vidros para confeccionar uma ou meia parede de em sua casa. Os valores podem variar bastante por metro quadrado instalado.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade