Piso de madeira, pisos e revestimentos. Laminado e taco

Perguntas e respostas sobre Piso de madeira, pisos e revestimentos. Quais os cuidados na colocação deste piso? O que é melhor: colocar piso laminado ou cerâmica que imita madeira?

Os pisos de madeira foram muito usados no passado, eram os chamados tacos, que eram blocos de madeiras colados lado a lado. Esse tipo de piso era mais comum em casas de pessoas com poder aquisitivo um pouco maior e foi sensação durante muito tempo, apenas de encontrarmos ainda algumas casas assim.

Atualmente não se usa mais fazer este tipo de colocação, sendo que a opção de madeira mais usada hoje é o caso do piso laminado que são grandes peças que são coladas lado a lado, mas que difere bastante do seu antecessor, tanto na forma de colocação como no resultado propriamente dito.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre eles:

O que são pisos e revestimentos?

São produtos geralmente cerâmicos usados para revestir paredes e principalmente o contrapiso de uma casa ou apartamento. Esse tipo de produto também é conhecido como piso frio, uma vez que ele é cerâmico é portanto não sofre aquecimento como outros materiais.

O que é piso de madeira ou taco?

Taco de madeira

Antigamente usava-se muito um piso de madeira que creio que muitas pessoas o conhecem como “taco”, que na verdade era blocos de madeira que eram colados no contrapiso formando um enorme tapete de madeira até cobrir toda a superfície. Embora ela tenha sido extremamente comum e considerado em certa época como “chique”, hoje seu uso não é mais observado em novas construções ou pela arquitetura moderna.

O que é piso de madeira ou laminado?

O que temos hoje como piso de madeira é o chamado piso laminado que é formado por placas de madeira que são coladas uma ao lado da outra até cobrir toda a superfície. Essas placas que podem ser compradas em algumas lojas de materiais de construção, acabamento ou decoração, exige certa experiência na colocação para que não haja problemas futuros. Muitas empresas vendem o produto e faz a colocação, este caminho é mais indicado, especialmente por questões de garantia e manutenção do mesmo.

Piso laminado

Quais os cuidados na colocação de piso de madeira?

Já ouvi várias histórias de problemas com o piso laminado, assim como ocorria com os antigos tacos que com o tempo era comum eles descolarem e ficar solto. No caso do laminado, uma má colocação poderá descolar também, deixando uma parte da placa solta, outro problema que pode ocorrer é um possível desnivelamento entre uma placa e outra, especialmente em regiões de porta ou no final da placa. Parece que uma vizinha minha teve problemas com infiltração na casa dela o que danificou o piso, afinal, estamos falando de madeira.

O que é melhor: colocar piso laminado ou cerâmica que imita madeira?

Eu ficaria com a segunda opção, uma vez que o piso cerâmico é menos propenso a problemas com infiltração, é mais resistente, dificilmente vai descolar e pode ser lavado, inclusive. Existe hoje alguns modelos de porcelanatos que imitam muito bem a madeira e deixa a casa com visual como se de fato fosse piso de madeira. Mas existem pessoas que vão preferir o laminado mesmo, creio que ai é uma questão de gosto de cada um.