Piso para área externa, piso para piscina e quintal

Perguntas e respostas sobre piso para área externa de uma casa, piso mais indicado para área de piscina e quintal. Veja também sobre a calçada e os modelos antiderrapante.

A escolha do tipo do piso para ser colocado na área externa de uma casa é um fator bastante importante, pois além do aspecto meramente estético, há também a questão funcional e de uso.

Existem várias formas de fazer o piso externo, sendo que o mais comum é o concreto puro. Este tipo de piso é o mais barato e mais simples, contudo é o mais difícil de manter, pois com o tempo ele começa a se soltar e também pode juntar bolor em épocas de muitas chuvas.

Mas é possível colocar piso cerâmico, pedras ou outro tipo de material como acabamento externo de uma casa. Veja abaixo algumas dicas úteis.

Existem pisos específicos para área externa de uma casa?

Sim. Normalmente os pisos que são vendidos para serem colocados em área externa são os chamados antiderrapantes ou emborrachados. Outras opções incluem os pisos mais rústicos, fosco e com desenhos mais apropriados para quintal.

Geralmente eles são mais rústicos e é comum usar tonalidades mais escuras, pois cores muito claras poderiam expor mais a sujeira que é comum nessas áreas.

Que tipo de piso é mais indicado para piscina?

É comum as pessoas colocarem pedra em volta da piscina e não necessariamente piso, isto porque geralmente quem faz a piscina já deixa uma borda geralmente de pedra. Mas se a opção for piso, o ideal seria um modelo que imitasse pedra, pois soa melhor com este ambiente. Há várias opções neste sentido. Também é importante destacar que deverá ser um modelo antiderrapante pois é uma área molhada.

Normalmente as pessoas colocam pedras em volta da piscina. É a chamada pedra mineira que é extraída no sul de Minas Gerais onde ela é abundante. Quem já visitou o lago de Furnas em Capitólio deve ter notado as enormes formações rochosas com esta padra. Curiosamente, na natureza ela já tem o aspecto como se tivesse sido cortada.

[caption id="attachment_759" align="alignnone" width="800"]Pedra mineira Pedra mineira nos cânions de Capitólio em Minas Gerais[/caption]

O piso para quintal pode ser o mesmo usado dentro de casa?

Pode, mas não é muito usual. Exceto se a área externa for pequena e neste caso é possível colocar o mesmo piso sem causar grandes impactos. Usualmente é comum colocar um piso diferente no quintal ou área externa, até porque a opção usada dentro da casa pode ser liso e brilhante e este tipo não é muito indicado para a parte externa da casa.

Quais os cuidados na escolha de piso par quintal ou área externa?

Várias coisas precisam ser analisadas para fazer a compra adequada. Analise se o local irá passar carro ou receber algum tipo de carga, pois existem pisos não suportam muito peso, verifique isto com o vendedor e ele te orientará quanto ao PI adequado para cada ambiente. Também é preciso ter cuidado com peças muito lisas, pois podem tornar-se escorregadia. Por fim também é importante escolher um modelo que tenha um bom desenho para combinar com o piso interno e as demais dependências da casa.

E quanto ao piso na calçada?

Muitas pessoas têm este hábito e em muitos casos são colocados inclusive modelos lisos o que não é muito indicado. Lembre-se que neste caso se uma pessoa escorregar, cair e se machucar na frente da sua casa por ter um piso escorregadio, você poderá sofrer algum tipo de sansão por conta disso.

Em calçadas o ideal é um tipo antiderrapante, pedra ou mesmo o tradicional concreto que é bem áspero e não sofre com este tipo de problema.

Mas é comum também a colocação de bloquinhos de pedra, concreto puro, pedra mineira, pedra miracema e outros tipos de materiais para o fechamento do piso de calçada. O importante é que seja bem feito para evitar acidentes nas pessoas que por lá passar.