Pisos para cozinha e banheiro. Modelos e cores claras e escuras

Pergunta e respostas sobre pisos para cozinha e banheiro. Veja vários modelos com cores claras e escuras, com uso de pastilhas e faixas decorativas para a cozinha e banheiro.

Que tipo de piso é mais indicado para a cozinha? Esta é uma pergunta interessante, cuja resposta não é tão óbvia, nem fácil de encontrar. A cozinha de uma casa ou apartamento é considerada como área molhada, isto porque é uma área que acumula mais sujeira e é passível de mais limpeza, inclusive de lavar. Com isso a cozinha deve obrigatoriamente receber piso cerâmico ou outro que não tenha problemas com umidade ou que possa ser lavado.

O mesmo acontece com o banheiro, aliás, o banheiro mais ainda, uma vez que ele estará frequentemente exposto a água. Normalmente os pisos usados na cozinha podem ser os mesmos usados no banheiro, inclusive com o mesmo desenho.

Então, é preciso ter bastante cuidado e atenção na hora de escolher os pisos e revestimentos que serão usados nesses dois espaços tão importantes de sua casa.

Pisos para cozinha

Piso com tonalidade clara ou escura? O que é melhor para a cozinha?

Tudo dependerá do projeto e da proposta que você tem para a sua casa. Já vi cozinha com pisos bem escuros que ficou bom, mas particularmente prefiro as tonalidades mais claras e neutras, pois nesse caso as chances de errar são menores.

Veja os exemplos acima e faça uma comparação, levando em conta, é claro, o seu gosto e a proposta especificada no projeto da sua casa.

Particularmente penso que tonalidades claras são melhores, apesar de serem mais expostas a sujeira e ficar mais evidente, mas a questão de um piso muito escuro pode ser igualmente problemático e ainda ter a questão da falta de iluminação, manchas e outros.

E para o banheiro?

Creio que a regra não deva mudar para o banheiro e como já disse acima, muitas pessoas optam por colocar o mesmo piso e revestimento na cozinha e banheiro. As tonalidades mais escuras têm mais problemas com iluminação, deixando o ambiente com ar de penumbra, já as cores claras refletem melhor a luz.

Vale a pena usar as faixas de detalhes?

Sim, vale muito a pena. Tanto na cozinha, como no banheiro é altamente recomendável você fazer o uso de outro tipo de piso como detalhe para dar destaque e quebrar um pouco a sequência de um piso só. No banheiro é comum o uso de pastilhas ou mesmo de uma faixa, geralmente na vertical de um piso diferente. Já na cozinha não se usa com frequência a pastilha, mas podem ser usada uma faixa com outro tipo de piso, geralmente em tonalidade mais escura.

Piso comum ou porcelanato?

A diferença de preço entre piso comum e porcelanato já é muito pequena e portanto em função da qualidade de acabamento que o segundo oferece, creio que seja mais vantajoso o uso de porcelanato do que simplesmente o piso cerâmico comum.

Mas, cada projeto é diferente um do outro e temos de levar em conta as especificidades de cada um, a proposta da casa, o custo de cada um desses materiais, entre outros.