Plantar tapete de grama ou semente, qual é melhor?

Qual é a melhor forma de plantar grama? Será que é melhor semear a semente e esperar pelo crescimento ou vale mesmo a pena comprar já os tapetes prontos e fazer o plantio direto? 

O plantio de grama é algo bem simples, uma vez que ela tem uma facilidade enorme se pegar e se adaptar bem, contanto que haja água, seu principal combustível.

O plantio de grama pode ser feito em semente, como em qualquer outra cultura, mas pode ser feito em tapetes, que neste caso, nada mais é do que retirar a grama de algum lugar e plantar em outro. Existem empresas que tem plantações de grama e eles retirar e vendem em tapetes para ser plantado em jardins e outros locais onde não há grama.

Existem vários tipos de grama. Veja abaixo a relação das mais comuns:

Mas, qual é a melhor forma de plantar grama? Será que é melhor semear a semente e esperar pelo crescimento ou vale mesmo a pena comprar já os tapetes prontos e fazer o plantio direto?

Os usuários abaixo deram sua opinião, baseado em suas experiências de uso. Veja o que disseram.

Veja a opinião dos usuários sobre plantar tapete de grama ou semente

O plantio de tapete de grama mostra ser um bom método para cobrimento de solo e ornamentação de espaços abertos, execução de projetos paisagísticos e até mesmo revestimento de taludes, encostas de estradas e áreas degradadas, bem como uso em telhados verdes. Seu uso em tapete tem vantagens para armazenamento enquanto o terreno é preparado e vantagens na instalação, tornando-se prática por apenas ter de posicionar as placas ou o rolo no local selecionado. Em instalações paisagísticas em formas variadas é possível fazer o corte das placas no design desejado. Facilita a manutenção por apresentar crescimento uniforme e mais lento. Sendo após seu plantio necessário o cobrimento com uma fina camada de areia entre uma placa e outra é uma fina camada por cima das placas, sendo associada também a aplicação de adubação apresenta muitas vantagens em comparação a outras formas de plantio.
Karina Gomes da Silva Coelho de Souza , Chapecó SC


Tanto o modelo de grama em tapete quanto ao natural vão deixar seu jardim lindo, na escolha deve ser considerado alguns fatores, tais coomo o tempo e cuidado que devem ser disponibilizados, a grama natural necessita de alguns cuidados especificos, como corta-lá quando for necessário, a mesma pode atrair alguns insetos que podem ser prejudiciais em alguns casos, já a grama sintética é necessário ter uma limpeza especifica, para que a mesma dure um bom tempo.
A grama sintética pode custar mais caro, mas o custo beneficio pode ser levado em consideração.
A grama natural tem seu custo mais baixo, necessita de aparos no minimo 1 x ao mês, mas não há nada como um jardim natural.
Geovana Ferreira , Bocaiuva do Sul/Parana


Com certeza plantar o tapete de grama é o mais indicado para quem quer iniciar o cultivo do seu lindo jardim.
O tapete tem uma pega rápida, não exige muitos cuidados pós plantio, somente a rega e adubação conforme o tempo vai passando.
Sem contar que o visual fica lindo desde o início.
As sementes tem um valor muito mais em conta, porém nem todas as sementes plantadas podem pegar e demoram para aparecer os resultados.
O tapete possue um valor acima do que você irá pagar nas sementes, mas é 99% de certeza de bons resultados.
Karina de França Hernandes, Curitiba PR