O que é porcelanato esmaltado, travertino e rústico?

Perguntas e respostas sobre porcelanato esmaltado, travertino e rústico. Veja a definição de cada um deles e como eles se classificam como porcelanatos ou revestimentos cerâmicos.

» Página Inicial

Antigamente ele era considerado item de luxo e caro, mas agora, tornou-se popular com a queda dos preços. Estamos falando do porcelanato, um piso cerâmico de alta qualidade que ganha cada vez mais adeptos para construções de todos os padrões.

Contudo, antes de comprar qualquer modelo é preciso levar em conta que existem vários tipos ou vários acabamentos diferentes e isto diferencia bastante um produto do outro. Veja abaixo as definições de alguns dos principais tipos que usamos atualmente.

O que é porcelanato esmaltado?

É um tipo de porcelanato que recebe uma camada de esmalte na sua superfície. Ele possui alta resistência mecânica e quando mais lisa for a camada de esmalte, mais fácil será para fazer a limpeza e manutenção do mesmo. A classificação dos porcelanatos quanto ao acabamento da superfície pode ser definida da seguinte forma: Esmaltado, esmaltado polido, polido e natural.

Porcelanato cozinha

O que é porcelanato travertino?

Existem diversos termos associados a pisos e porcelanatos e é preciso entender o que aquele termo está descrevendo para sabermos classificar e comparar com outros da mesma categoria. O esmaltado visto na pergunta anterior diz respeito ao acabamento da superfície, por exemplo. Já o travertino diz respeito ao modelo e existe uma quantidade enorme de outros modelos com os quais podemos comparar.

Sabemos que travertino é um tipo de pedra, mas no caso do piso ou do porcelanato não significa que o mesmo foi feito de pedra e sim que terá uma aparência similar ao travertino. Tome bastante cuidado com este modelo, pois os que vi até hoje não me agradou, afinal o travertino é muito bonito com pedra e em espaços pequenos. Quando colocado como piso para cobrir grandes superfícies, não sei se o resultado é algo muito atraente.

Quais outros modelos existem além do travertino?

O que é porcelanato rústico?

O rústico não está inserido em nenhuma classificação específica quanto ao tipo de porcelanato, mas ele existe em termos conceituais e pode ser definido como um modelo que imita madeira, por exemplo, ou que imita pedra ou ainda os modelos retrôs ou víntage que parede estar na moda novamente. O rústico está quase sempre associado com algo mais antigo, madeira, pedra ou algo similar. Não é uma classificação, mas é aceito conceitualmente.


 
Veja também: