Porcelanato que imita madeira retificado e outros

Perguntas e respostas sobre porcelanato que imita madeira, como nos modelos retificados e outros. Onde é mais comum o seu uso? Qual tamanho é melhor, entre outras dúvidas.

O porcelanato que imita madeira é um piso cujo desenho é similar a uma peça de madeira, por este motivo ele é conhecido como que imita madeira, pois a sua semelhança e de fato muito parecida. Alguns deles inclusive são salientes como a madeira para não só ficar parecido mas dar a sensação de ser madeira ao tocar nele.

Esses modelos ficaram bastante populares por oferecer a qualidade de um material de cerâmica, mas a aparência de madeira, tornando se assim ideal para serem colocados em quartos ou dormitório de uma casa ou apartamento, por exemplo.

Nas locas especializadas é comum encontrarmos diversos modelos tanto para pisos como para revestimentos, tanto para áreas internas, como para áreas externas também.

Onde é mais comum o seu uso?

Existem vários ambientes onde o porcelanato que imita madeira pode ser usado. Creio que os usos mais comuns sejam:

  • Para fazer faixas com detalhes na cozinha, por exemplo, uma faixa em cima do fogão indo até o teto;
  • Revestir paredes de área gourmet com churrasqueira para tornar o ambiente mais rústico;
  • Fachada do imóvel, geralmente com faixas verticais, revestimento de pórticos e outros elementos de fachada;
  • Piso de dormitórios para imitar o piso laminado e assim diferenciar do piso das demais dependências da casa;
  • Entre outros.

Este porcelanato é mais caro?

Piso que imita madeira

Geralmente sim. O seu preço pode ser inclusive bastante elevado para os modelos mais sofisticados e, salvo engano, quanto mais semelhança ele tiver com madeira, mais caro ele será. Mas isto é uma características dos pisos muito decorados, afinal eles aparentam ser mais caros do que os modelos lisos.

Uma boa pesquisa de preços poderá, contudo, identificar modelos de boa qualidade a preços muito competitivos. Vale a pena o esforço para encontrar boas opções de compra.

E quanto ao tamanho, qual é melhor?

Depende muito do uso e aplicação dele, mas normalmente os modelos mais finos e compridos são melhores por dar uma aparência mais realística de madeira. Por exemplo o tamanho 20x120 cm ou 20x100 cm são bons exemplos de tamanhos bem aceitos dos pisos que imitam madeira.

Um detalhe que precisa ser levado em conta é o tamanho do ambiente versus o tamanho do piso. No caso de porcelanato, evitar recorte é uma das melhores estratégias. Então aquela ideia de colocar em diagonal definitivamente não é uma boa opção.

Assentamento junto ou espaçado com rejunte?

Quando a ideia for usar este tipo de porcelanato como revestimento de parede e especialmente quando for interno o uso e como a intenção de criar, por exemplo uma faixa para servir de detalhe na parece, o ideal é fazer o assentamento dele sem rejunte, ou seja, colocar as peças bem grudadinhas umas nas outras. Desta forma, ele forma um único plano e fica visualmente melhor.

Quando o seu uso for no piso ai já é mais complicado e neste caso, creio que seria ideal fazer o rejunte, especialmente pelo fato de acumular sujeira ali.

O que é porcelanato retificado?

O porcelanato retificado é aquele que tem quina dura, diferente do modelo de borda boleada, cuja quina é levemente arredondada. O Retificado tem como vantagem pelo fato de você conseguir colocar duas peças bem próximas e a superfície ficar reta, já com a borda boleada fica aquelas frestas irregulares.

Para os pisos que imitam madeira, o ideal é que eles sejam retificados para dar melhor acabamento e ficar de fato parecido com madeira.