Porcelanato retificado e borda arredondada. Como assentar

Perguntas e respostas sobre porcelanato retificado e borda arredondada. Como assentar porcelanato com o auxílio do novo modelo de espaçador que permite melhor nivelamento.

O que é porcelanato retificado?

O porcelanato retificado é aquele que tem borda reta ou dura como alguns podem conhecer. Na verdade a borda dele é um ângulo de 90 graus e com isso se você coloca duas peças lado a lado, elas vão se unir não ficando aquele espaço ou saliência que é comum nos pisos cerâmicos tradicionais.

Este tipo de porcelanato tornou-se o mais desejado hoje, pelo fato dele dar um acabamento muito melhor na superfície, seja no piso ou revestimento das paredes onde ele for usado.

Tipos de porcelanato

O que é porcelanato de borda arredondada?

O porcelanato de borda arredondada ou borda boleada como alguns conhecem é o modelo que se assemelha ao piso cerâmico neste aspecto. Ele não é tão comum como o retificado, mas ele existe e pode ser encontrado em várias lojas de materiais de construção ou acabamento.

Qual a diferença entre eles na hora de assentar?

Creio que a principal diferença esteja no fato de que o retificado é assentado com um espaçamento mínimo, enquanto que o modelo de borda arredondada exige um espaçamento bem maior, deixando uma fresta entre as peças, como acontece com os pisos cerâmicos tradicionais.

O porcelanato polido geralmente usa espaçamento de 1 mm ou 1,5 mm e se for bem feito o trabalho de colocação ele apresenta um resultado muito bom em termos de superfície.

Como assentar porcelanato?

Tradicionalmente o assentamento de pisos e porcelanatos é feito com a ajuda daqueles espaçadores em forma de cruz. Mas atualmente há outro tipo de espaçador que permite ao colocador realizar o trabalho de forma bem mais rápida e com uma qualidade muito melhor. Se você quiser conhecer, veja este vídeo abaixo que mostra o uso dele na prática:

Vale a pena comprar porcelanato de borda arredondada?

Não vejo muito sentido em usar este tipo e não o retificado, que em minha opinião é bem melhor. Creio que talvez em áreas externas pode até ser útil o seu uso, mas para áreas internas faz muito mais sentido o uso do porcelanato retificado pela qualidade do acabamento que ele proporciona e também pelo nivelamento das peças que se bem assentado geralmente fica bem melhor.