Porta de correr de vidro ou alumínio para cozinha e guarda-roupas

Perguntas e respostas sobre porta de correr em uma casa, como as de vidro ou alumínio para aplicações em ambientes como cozinha, quarto, guarda-roupas e outras dependências.

» Página Inicial

A porta de uma casa tem um importante papel funcional, pois é através dela que possibilitamos entre e sair do ambiente. Para que isso seja possível e tenha a melhor experiência possível é preciso certificar de que ela de fato seja funcional e portanto o modelo, tamanho e formato da porta precisa ser pensado para cada ambiente.

Normalmente existem os modelos de abrir, os mais tradicionais, os modelos pivotantes que são pouco usados pelo alto custos desses modelos e as portas de correr que são boas opções para diversos tipos de ambiente.

Quanto ao material que elas são feitas, há modelos de correr de vidro, alumínio e também de madeira, sendo o alumínio o mais comum.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre esse tipo de porta.

Porta de correr é comum para residências?

Ela é comum em algumas situações apenas como no caso de porta do box do banheiro, as vezes na cozinha ou em modelos mais sofisticados. A maioria dos usos de portas em residências ainda é o modelo tradicional de abrir que se aplica tanto a porta de entrada como as internas de quarto, banheiro, corredor e outras dependências da casa.

Porta deslizante

Existem modelos de madeira, ferro ou alumínio que são de correr?

Existe, mas não é comum encontrar modelos de portas de correr de ferro e madeira. Alumínio sim. Algumas portas mais sofisticadas e com larguras maiores são geralmente de alumínio, talvez pelo fato de ser um material mais leve e portanto mais adequado para este tipo de movimento.

Quais as vantagens da porta de correr?

Acho que a principal vantagem é o fato de não usar espaço para a sua abertura e portanto pode ser usado em locais mais aperados ou quando se deseja dar espaço para outros móveis, objetos ou a passagem de pessoas.

Também pode ser considerado uma vantagem em alguns casos o fato de ela promover melhor aparência e harmonia com o ambiente.

Portas grandes de vidro de correr podem ficar pesadas?

Podem e dependendo do vidro geralmente ficam pesadas. Este é um detalhe importante que deve ser levando em conta no seu projeto. Havendo a necessidade de fazer portas muito largas de vidro é necessário ter um bom trilho de reforço e cuidar para que o vidro não se quebre, pois quando maior, mais perigoso fica.

Guarda-roupas com portas de correr é melhor?

Sim, com certeza. Na minha casa há dois guarda-roupas com portas e correr e notei uma sensível melhora na maneira de usar este objeto. Primeiro que você pode deixar uma cama bem próxima da guarda-roupas, já que não existe a necessidade do espaço para abertura das portas, segundo que você não tem problemas com portas desalinhadas, portas batendo ou rangendo.

Quais os locais de uma casa em que ficaria melhor uma porta deste tipo?

Creio que os locais mais adequados são na cozinha, especialmente os modelos de vidro. No espaço interno é possível usar também, com entre a sala e cozinha ou nos quartos quando se desejar substituir janelas tradicionais por portas com abertura para um jardim de inverno ou área externa, por exemplo.


 
Veja também: