Tipos de porta de madeira e suas vantagens. Pintar ou envernizar?

Perguntas e respostas sobre portas de madeira. Pintar ou envernizar? O que é melhor para a madeira? Quais as vantagens e desvantagens deste tipo de porta?

» Página Inicial


A madeira é o melhor material para portas de casa?

É difícil afirmar se ele é o melhor ou não, afinal existem casos e casos, mas a madeira é um dos materiais mais usados na fabricação de porta. De certa forma e em algumas aplicações, creio que a madeira seja de fato o mais indicado. Isto se aplica a portas internas de uma casa e em alguns casos na entrada também. Creio que a relação custo-benefício deste tipo de material seja um bom atrativo para o seu uso.

Porta de madeira

Dá para usar porta de madeira como porta de entrada da casa?

Sim. Isto é possível e bastante indicado até, pois existem vários modelos bem interessantes para ser usado na entrada. Contudo, existe um problema a ser resolvido, pois a madeira é sensível ao sol e principalmente a umidade e se ela ficar exposta a chuva, por exemplo, pode não ser a melhor ideia o uso de madeira neste local.

É comum usar porta de madeira na cozinha?

Tem muita gente que coloca, mas sinceramente não é a melhor coisa a fazer, isto porque a cozinha é considerada área molhada e como já explicado acima, a madeira não é o melhor material para usar em áreas molhadas. Contudo, ainda assim dá para usar, mas tomando os devidos cuidados com a conservação dela e evitando exposição a umidade.

Quais as vantagens deste tipo de porta?

As portas de madeiras têm como vantagens o fato de ser um material nobre, disponível e tradicionalmente usado para este fim. É fácil encontrar vários modelos e com variação de preço e qualidade. Isto significa que pode ser aplicado a qualquer tipo de construção.

Também conta a favor da porta de madeira o fato de ter boa durabilidade, dar bom acabamento e ter um custo bastante acessível.

Quais as desvantagens?

Acho que as principais desvantagens estão relacionadas como o fato deste tipo de porta ser sensível a umidade e também a exposição prolongada ao sol. Em situações assim é comum haver deterioração e a sua consequente diminuição da vida útil. Para amenizar este problema recomenda-se o uso de portas de madeira maciça que é mais resistente.

Veja a imagem abaixo que apresenta um problema comum nas portas de madeira. Este exemplar é da minha casa e este problema aconteceu quando comprei uma folha de porta e mesmo antes da colocação ela apresentou este problema. Ela teve de ser substituida.

Porta de madeira com defeito

Quais os principiais tipos de portas de madeira?

Existe basicamente três tipos de portas de madeira quanto ao processo de fabricação delas. O modelo maciço que é feito totalmente de madeira, oca e semi-oca que são mais simples e menos resistentes. Os modelos oca e semi-ocas são mais indicadas para portas internas e a madeira maciça para porta de entrada, por exemplo.

Veja abaixo um vídeo explicando os diversos tipos de portas.

Ela é mais barata que as outras feitas de outros materiais, como ferro e alumínio?

A maioria dos modelos são relativamente mais baratos, exceto as portas de madeira maciça que podem ter preços bem altos dependo do modelo. Como já citado acima, há uma enorme variação de preço devido haver uma grande variação de modelos também.

Há um dado importante que é considerar o preço da porta completa e não apenas a folha. Como porta completa está incluso o batente, guarnição, fechadura, dobradiça, folha, verniz e mão de obra para pintar ou envernizar. Quando você considera tudo isto junto perceberá que o valor dela poderá ser igual ou até mais alto do que um modelo de alumínio e certamente mais alto do que um modelo de ferro.

Pintar ou envernizar? O que é melhor para a madeira?

Se quiser um resultado perfeito faça as duas coisas. Existe um processo hoje que é dar uma demão de pintura com osmocolor e depois três demãos com verniz incolor. Isto dará um ótimo acabamento na madeira.

Há também um processo chamado de “laqueamento da porta” que é uma pintura especial que deixa ela lisa como se fosse alumínio, mas é bem caro fazer esta pintura.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade