Vantagens da porta de vidro na cozinha e sala. Porta em L

Perguntas e respostas sobre portas de vidro na sala, cozinha e banheiro. Uma porta de vidro é uma boa opção para residência e quais as vantagens deste tipo de material?

Uma porta de vidro é uma boa opção para residência?

Embora o seu uso seja mais comum em prédios comerciais, como escritórios, é possível fazer seu uso em residências também e talvez esta seja uma tendência cada vez maior. Em locais como cozinha, lavanderia e outros locais considerados molhados é uma boa opção colocar portas de vidro.

Usar porta de vidro como entrada é comum?

Quando construí minha casa, cheguei a considerar a ideia e para este caso usaríamos uma porta com uma película branca e opaca que impediria a visualização de um lado para o outro, mas depois mudamos de ideia e colocamos madeira. Parece que não é muito comum e apesar de existir as películas que tornam a visão opaca, não soa muito bem em residências. Fica melhor para prédios comerciais.

Porta da cozinha e banheiro pode ser de vidro?

No caso da cozinha já é mais comum e faz bastante sentido, visto que é uma área molhada e o vidro é uma boa opção para esses casos. Já o banheiro é mais complicado, pois mesmo com a película, ainda teríamos o problema da iluminação, já que ela não corta toda a luz. Então se for um banheiro de uma suíte e você acender a luz do banheiro a noite, o quarto poderá receber luz. Também não é muito habitual usar porta de vidro no banheiro.

Quais as vantagens deste tipo de porta?

Vantagens da porta de vidro

O vidro é um material que não acaba, exceto se ele quebrar, logo a sua durabilidade é muito grande. Não enferruja, não tem problema de unidade e outros. Seu custo também é bem menor em relação aos demais materiais e com isto faz sentido seu uso.

Quais as desvantagens?

Desvantagens da porta de vidro

Tem várias. Primeiro ele é transparente e em locais onde isto não pode acontecer é necessário usar películas opacas para contornar este problema. Ele pode quebrar, a limpeza é mais delicada já que requer boa limpeza e a sujeira aparece com mais facilidade, entre outros.

Portas de vidro transparente tem também um sério problema de segurança, pois em alguns casos as pessoas podem não perceber que a porta está fechada e chocar-se com o vidro. Em minha casa que tem uma dessas na cozinha, ela já fez algumas vítimas, nada sério, mas acontece.

Qual a relação de custo dos modelos de vidros para outros materiais?

Uma porta de vidro pode ser bem mais barata que os demais modelos. Ito porque não é preciso de batentes, pintura, verniz e quando você compra, já está embutido o valor da colocação dela. Desta forma, creio que em relação ao custo faça bastante sentido o seu uso, tanto em portas como em janelas.

É possível fazer uma porta de vidro em L com fechadura?

Fechadura em L

Sim. Na minha casa eu tenho uma desta forma (imagem acima). Confesso que não foi fácil achar uma empresa que fizesse, mas foi feito e funciona perfeitamente bem com fechadura de dentro e de fora, inclusive. Isto sem a necessidade de criar uma estrutura de alumínio em volta, ou seja, ela fecha vidro com vidro.