Porta sanfonada, veneziana, porta janela e frisada

Perguntas e respostas sobre porta sanfonada, veneziana, porta janela ou o modelo frisado? Qual modelo é melhor para quarto e sala, cozinha e banheiro? Veja as dicas e modelos para vários ambientes.

As portas de uma casa são os meios que usamos para nos locomover entre os cômodos, bem como para entrar e sair do imóvel. Como parte integrante da construção, elas exercem um papel estético, mas principalmente funcional e a escolha do modelo certo para cada ambiente é de vital importante para alcançar o objetivo certo.

Há portas largas e estreitas que dependendo de onde são colocadas podem facilitar ou dificultar a vida de quem as usa. Há modelos de abir para um lado só, para os dois lados, sanfonada, de correr para as laterais e outros. Todos esses modelos precisam ser avaliados para atender a necessidade estética e funcional daquele cômodo.

Veja abaixo alguns modelos:

Portas de abrir

O que é porta sanfonada?

É um tipo de porta cuja abertura é similar a uma sanfona, ou seja, com várias partes de se juntam. Este tipo de porta é mais comum apenas com o uso de materiais leves como o PVC, sendo encontrada basicamente neste tipo de material. Sua aplicação pode ser mais comum em ambientes onde deseja apenas um fechamento visual, pois ele oferece pouca resistência se for forçado. Algumas pessoas utilizam em banheiros de casa ou em portas de cômodos com pouca necessidade de fechamento.

Veja aqui algumas imagens de portas sanfonadas

O que porta veneziana?

É um tipo de porta cuja abertura se assemelha a das janelas, geralmente com duas folhas abrindo e fechando em forma de correr. Este tipo de porta também é mais comum em alguns tipos de materiais como o alumínio. Geralmente são portas mais sofisticadas e caras e o seu uso deve ser em locais onde exista bastante espaço, portanto é recomendada para ambientes maiores.

Veja aqui algumas imagens de portas venezianas

O que é porta janela?

É um tipo de porta que geralmente é usada em substituição a janela de quartos, por exemplo. Neste caso elas geralmente são de abrir para fora e tem duas folhas. O seu uso deve ser feito em locais onde o quarto tenha uma sacada, como em apartamentos ou sobrados e no caso de casa térrea que exista uma varanda. Também são modelos mais sofisticados.

Veja aqui algumas imagens de portas janelas

O que é porta frisada?

Porta frisada é apenas um detalhe visual que ocorre em portas de madeira. Esse tipo de porta pode ser liso, sem detalhe nenhum ou frisado que é quando a porta tem alguns desenhos ou detalhes na mesma.

Veja aqui algumas imagens de portas frisadas

Qual modelo fica melhor para usar no banheiro e cozinha?

No banheiro geralmente se usa porta de madeira lisa, ou seja, sem detalhe algum. Já na cozinha a madeira não é a melhor indicação uma vez que é a cozinha é considerada área molhada. Geralmente na cozinha o melhor é uma porta de alumínio ou mesmo de vidro.

Em alguns banheiros muito pequenos, o modelo sanfonado pode ser uma saída interessante, já que ele não ocupa espaço nenhum para a abertura e fechamento. Normalmente é uma solução que não agrada muita gente, pois geralmente esses modelos são feitos de PVC e é uma porta bem simples, mas se o problema for espaço, ele é a solução.

Qual modelo é melhor para quarto e sala?

Nos quartos seguem basicamente a mesma ideia do banheiro, ou seja, portas de madeira lisa. Essa é uma tendência comum, pois elas são mais leves, fortes e tem bom isolamento acústico. Normalmente usa-se uma folha de porta do tipo oca ou semi-oca ao invés dos modelos de madeira maciça que são usadas apenas para a sala.

Já na sala o mais indicado é uma porta de madeira frisada ou mesmo uma porta de madeira maciça, mas geralmente com algum tipo de friso ou acabamento que permita dar um aspecto visual diferenciado.

Quais as desvantagens de cada uma delas?

A porta sanfonada tem com desvantagem a pouca resistência e simplicidade. Já a veneziana é indicada apenas pera situações específicas como mostrado acima. A porta janela também tem seu uso muito restrito a ambientes que possibilitem a abertura para fora de maneira adequada. A porta frisada não tem nenhuma desvantagem, até porque é apenas um detalhe visual, exceto em casos de o friso ser muito destacado e ai comprometer o aspecto visual da mesma.