Porta vidro temperado, Blindex de correr e acústica

Perguntas e respostas sobre portas vidro temperado, do tipo Blindex de correr e portas de abrir. Esses modelos têm boa acústica? Veja as dicas sobre cada uma delas.

O que é porta de vidro temperado?

É uma porta que utiliza um vidro que passou por um processo de tratamento térmico ou químico que modifica suas características. Nesta modificação ele torna-se mais resistente, inclusive à temperatura, sem contar que em caso de ele quebrar ira se estilhaçar em pequenos fragmentos, tornando assim menos perigoso para acidentes com pessoas.

O que é porta Blindex?

Blindex é na verdade uma marca de vidro e embora muitas pessoas tenham usado como se fosse um tipo de porta ou um tipo de material para fabricação de portas e janelas, mas na prática é apenas uma marca que fabrica vidros que geralmente são usados na confecção de portas, janelas e outros usos na construção civil.

Logo, o termo correto seria porta de vidro, mesmo que o material usado não fosse da marca Blindex. O que acontece é que ele se tornou sinônimo. Este tipo de coisa já acontece com outros produtos, como Bombril como sinônimo de palha de aço, Gillete para aparelho de barbear, Chiclete para goma de mascar, entre outros.

porta de correr

As portas de vidro são acústicas?

Sim. O vidro tem essa característica de ser um material com boa resistência acústica e se a porta ou a janela for bem vedada, significa que haverá um ganho significativo de conforto acústico no ambiente. Quando mais grosso for o vidro melhor e assim é possível isolar bastante o ruído externo.

Portas de vidro de correr é melhor que as de abrir?

Eu creio que em se tratando de vidro, as portas de correr são mais indicadas, talvez por segurança e mesmo pela praticidade que elas podem oferecer. Portas de abrir de vidro requerem mais cuidados e não pode ser muito larga, caso contrário se tornaria pesada demais uma vez que neste caso elas ficam sustentadas por um pivô.

Quais as vantagens de portas Blindex ou de vidro temperado?

O vidro é um material que tem sido usado cada vez mais na construção civil. No caso de portas ele pode ser útil para resolver problemas em locais onde os modelos de abrir não é viável e assim um modelo de correr resolve o problema de entrada sem comprometer o espaço do ambiente. Há também casos onde o espaço da porta é muito largo ou muito estreito e fica fora do padrão das portas tradicionais. Neste caso uma porta Blindex ou de vidro temperado é uma boa alternativa.

Quais os cuidados necessários com este tipo de porta?

O vidro é um material muito sensível e com isso é necessário ter mais cuidado na colocação e no uso. Em caso de vidro transparente ocorre as vezes de as pessoas não conseguirem discernir se a porta está aberta ou fechada e com isso trombar com ela. Também é um material bastante sensível a sujeira e portanto os cuidados com a limpeza deve ser maior.

Onde eu posso colocar?

As portas de vidro combinam com todos os ambientes. O mais comum é coloca-las na porta que dá acesso à sacada ou varanda, no acesso entre a cozinha e lavanderia ou ainda na porta que dá acesso ao quintal. Ela combina com todos os tipos de ambiente e traz mais luz natural para dentro de casa.

As portas de vidro possuem valor variado e vai depender do acabamento que as acompanha. É possível encontrar modelos simples a partir de R$ 109,00 até modelos mais caros e com materiais nobres que ultrapassam os R$ 1.000,00.

Onde eu posso comprar?

As portas de vidro podem ser compradas de três formas: pela internet em lojas de departamento, em lojas físicas de materiais de construção e reforma ou podem ser encomendadas e feitas sob medida.