Quais os tipos de máquina de costura overloque?

A máquina de costura overloque é o modelo indicado para quem deseja criar peças que apresentem um acabamento melhor. Na verdade, trata-se de um equipamento de costura industrial, que faz ao mesmo tempo a costura e o chuleio. 

A máquina de costura overloque é o modelo indicado para quem deseja criar peças que apresentem um acabamento melhor. Na verdade, trata-se de um equipamento de costura industrial, que faz ao mesmo tempo a costura e o chuleio.

Se você deseja começar a criar as suas próprias roupas, a máquina de costura overloque é o que precisa.

Principais tipos de máquina de costura overloque

Existem 3 tipos de máquinas de costura overloque, em relação ao padrão de costura: overloque tradicional, interloque e ultralock.

  • Máquina overloque tradicional: A máquina overloque tradicional realiza uma costura reta que corre ao mesmo tempo, e utiliza uma agulha com três fios. Ela é de uso profissional e doméstico, para costurar tecidos delicados, jersey e malhas
  • Máquina interloque: Esse modelo permite escolher entre a costura reta ou overloque, utilizando duas agulhas e quatro fios. Ela é recomendada só para tecidos mais pesados, sendo indicada para o uso profissional.
  • Máquina ultralock: A ultralock trabalha com ponto de cadeia, por meio de duas agulhas e dois fios. Ela é indicada para tecidos delicados e uso doméstico.
Melhores máquinas de costura overloque

  • Máquina de costura overloque doméstica – Fox
  • Máquina de costura overloque semi-industrial – Starmac
  • Máquina de costura overloque 1000 – Elgin
  • Máquina de costura overloque e ultralock 8002D – Janome

Análise e testemunhal de usuários sobre o assunto

Um tipo de máquina muito bom e útil para ser utilizado. Muitas costureiras fazem apenas trabalhos em máquinas normais e acabam perdendo clientes por não oferecer outros tipos de serviços. Com uma máquina de costura overloque, esse problema se resolve, pois ela passa a atender outros tipos de clientes e serviços. Como essa máquina faz um acabamento muito bem feito em tecidos leves e malhas, como por exemplo o feltro, pode ser usada para executar diversas atividades lucrativas para adquirir uma renda extra. Uma desvantagem da máquina overloque, é que muitas acabam sendo muito pesadas, dificultando o transporte e uso fora de casa, até porque, precisa de uma conexão com a luz elétrica. Mas para trabalhar em casa ou oficinas, é um ótimo investimento. Outra coisa pode ser o barulho que essas máquinas fazem, algumas pessoas podem achar um grande incômodo, mas nada que atrapalhe o seu bom funcionamento.
Gabriella Borges Fernandes, Chapecó, Santa Catarina


Maravilhoso!!! A máquina de costura overloque é ideal para fazer acabamentos que a máquina de costura reta não faz, porém é um pouco mais difícil de manusear, sendo ideal treinar em tecidos como malha. Para quem busca um acabamento e fechamento de peças profissional essa máquina é ideal. É pequena e fácil de guardar quando não estiver utilizando. Recomendo para quem quer melhorar suas costuras ou até mesmo fazer roupas para uma renda extra.
Por não ter muita intimidade com a máquina ela acaba afrouxando os pontos. Com o tempo e prática acaba pegando o jeito.
Fernanda Oliveira, Indaiatuba


Muito boa, não pula ponto, corre o tecido bem suave, me atende muito bem no que preciso, já domino ela. Também não dá aquela " mastigada" nas roupas no final. É um pouco caro mas vale a pena pois é semi industrial, portátil e leve, além de ter bastante pontos decorativos e é ideal para fechar malhas.
Ponto fraco e arrebenta a linha toda hora, já levei três vezes na assistência. Se eu podesse pegaria meu dinheiro de volta.
Bianca da Silva Cardoso , Rio de Janeiro-RJ


A máquina de costura overloque consegue dar um acabamento profissional as roupas confeccionadas. Bem melhor que os acabamentos oferecidos pelas máquina caseiras, como o zigue e zague. Faz pouco barulho e já corta o restante do tecido enquanto costura. Algumas peças podem ser feitas usando apenas a máquina overloque.
O ruim da máquina overloque talvez ainda seja a dificuldade de passar fios e linhas. O sistema é complexo e nem todas tem uma explicação clara. Também o tamanho, muitas exigem que se tenha uma mesa o que ocupa um bom espaço. Não é prática para locais pequenos e nem de fácil transporte. Os valores variam muito, mas a grande maioria ainda tem um alto custo.
Karina Gomes da Silva Coelho de Souza , Chapecó SC