Qual a história da mesada e como ela funciona hoje

Entenda mais sobre a polêmica mesada que muitos país administram aos seus filhos, enquanto outros não tem esta prática. Veja a história por traz dela e nossa opinião ao final.

A prática de dar mesada foi desenvolvida no início do século XX, quando as compras de bilhetes para filmes, doces e brinquedos para crianças criaram preocupações sobre seus hábitos de gastos.

Durante a era progressiva (1890-1920), defensores de subsídios recomendaram que fossem oferecidos a crianças um suprimento regular - porém fixo - de dinheiro, para inculcar o respeito por ele.

Embora não tenha sido a primeira a defender subsídios - Lydia Maria Child, uma escritora abolicionista estadunidense, aprovou essa prática para incentivar a benevolência e a responsabilidade fiscal já em 1831.

As autoridades de educação infantil da era progressista juntaram-se a um coro muito maior de pessoas que pedia novos regimes de treinamento para lidar com o dinheiro gasto em revistas femininas e na literatura focada em conselhos parentais. Assim, começa a história da mesada.

Mesada

Os defensores que passaram a fazer parte da defesa da mesada acreditavam que as lições dadas em relação a gastos ensinavam a restrição fiscal melhor do que a economia feita de sua forma habitual.

Isso os colocou em desacordo com os defensores de práticas tradicionais, que valorizaram a poupança como uma virtude em si e acreditavam que ela favorecia a educação da época de uma forma geral:

  • No entanto, os defensores de subsídios e os entusiastas dos bancos de poupança escolares adotaram os princípios da gestão científica e da criação de crianças que enfatizavam a importância de um sistema pautado em regularidade e rotina para a formação de hábitos.
  • Assim como os defensores da gestão científica procuravam racionalizar os hábitos de alimentação, sono e banheiro dos bebês, outros grupos procuravam racionalizar os hábitos econômicos das crianças.
  • Durante a década de 1920 e 1930, a cultura pública de recreação em massa intensificou os conflitos familiares em relação a gastos. As famílias de classe média enfrentavam demandas intensas para gastar dinheiro, enquanto as famílias da classe trabalhadora achavam mais difícil reivindicar o salário de seus filhos sem lhes conceder uma participação maior em seus próprios ganhos.
  • As autoridades em educação infantil promoviam a mesada como uma forma de modernizar e democratizar a família. Os subsídios dados eram vistos como o direito das crianças à sua parcela dos recursos da família e a compensação psicológica pela dependência prolongada.
  • Visualizando a mesada como uma ferramenta estritamente educacional, alguns grupos criticavam o uso de dinheiro de subsídio como pagamento de tarefas domésticas ou como uma recompensa pelo bom comportamento ou uma punição por inadimplência.
  • Ao fazê-lo, argumentavam, confundiam-se os princípios de dever e de obrigações familiares com os princípios de mercado. No lugar da vigilância parental, os especialistas em educação infantil aconselhavam o incentivo da responsabilidade das crianças por suas próprias escolhas de gastos, bem como por seus erros de despesa.

Como se estende a história da mesada para hoje em dia?

Conceder às crianças a autonomia, ajuda-as a melhorar o seu gosto e a desenvolver hábitos de poupança à medida que aprenderam a abandonar doces e bonecos baratos para comprar bens mais caros.

Isso está, de acordo com especialistas, caminhando junto à ideia de que a educação deve ser moldada para a criança de forma individual. Estes meios educativos centrados na criança atendem aos fins que geram adultos conscientes, pois as crianças aprendem a gastar sabiamente dentro de um orçamento limitado.

Apesar do poder econômico infantil ter aumentado muito, pouco mudou desde a época acima citada. Os especialistas em crianças continuam a argumentar que as crianças com mesada aprendem mais sobre restrição fiscal enquanto crianças sem elas apenas como manipular o sustento familiar.

Não está claro, portanto o quanto os pais são guiados pela opinião de especialistas. Embora a história da mesada seja uma ferramenta educacional em teoria, a mesada é comumente vista como um direito econômico e um sinal de que as crianças do século XXI talvez devam seu conhecimento financeiro mais aos princípios da democracia familiar do que a qualquer outra coisa.

Minha opinião:

Como pai, acredito que a mesada pode sim ser um bom instrumento para ensinar os filhos a economizar e administrar aquilo que recebem, mas se o benefício for dado sem nenhuma supervisão, cobrança ou alguma contrapartida, pode também desenvolver um senso de irresponsabilidade e dependência, que não será bom nem para os pais, nem para os filhos.