Sala de jantar, estar ou de TV. Decorada, pequena e planejada

Perguntas e respostas sobre sala de jantar, sala estar ou de TV com dicas de decoração, para tamanhos pequenos e exemplos de planejadas. Veja as perguntas e respostas sobre este tema.

O que é sala de jantar?

Alguns associam também como copa, mas a sala de jantar é uma divisão de uma sala ou mesmo um espaço separado onde normalmente são feitas as refeições. Neste espaço é comum existir uma ampla mesa com 4, 6 ou 8 cadeiras. Outro móvel desejável para este espaço é um aparador conde se guarda as louças e talheres que são mais usados nas refeições, como pratos, talheres, copos e outros.

Sala de jantar

O que é sala de estar ou TV?

A sala de estar é também conhecida como sala de TV e pode também ser uma divisão de uma sala ou mesmo um espaço separado. Algumas casas mais amplas separam sala de estar e TV, mas creio que na maioria dos casos seja um único espaço.

A justificativa é que a sala de estar é usada para receber visitas ou mesmo para sentar e conversar, ler um jornal ou revista, entre outros. Já a sala de TV é mas específica para ver televisão.

Sala de TV

Vale a pena fazer uma sala planejada?

Em muitos casos sim. Embora é preciso levar em conta que existe muitos móveis modulados que podem ser usados para montar uma sala com muito conforto e bom gosto. Contudo, existem casos que devido ao tamanho do ambiente ou mesmo a disposição dele, faz-se necessário o planejamento dos móveis para melhor aproveitamento do espaço.

Atualmente a tendência é construir um em espaço onde a sala de TV e jantar é basicamente o mesmo ambiente, separando apenas pelas disposição dos móveis. Digo isso, pois em muitas casas mais antigas, havia cômodos separados, o que não tornava prático, muito menos atraente os ambientes.

Com o conceito de cozinha americana, na verdade, tanto salas como cozinha passou a compartilhar o mesmo espaço físico, derrubando assim um monte de paredes de separação como era mais comum encontrarmos.

Esse conceito é muito bom pois deixa os ambientes mais agradáveis, como melhor circulação de ar, iluminação e torna muito mais prático o uso desses espaços.

O que fazer quando a sala é pequena?

Casos de salas muito pequenas, as vezes requer o planejamento dos móveis na tentativa de maximizar o espaço reduzido que existe ali. Comprar móveis prontos nem sempre é a melhor alternativa. Veja abaixo alguns exemplos de salas pequenas planejadas, decoradas e outros:

Quais os modelos de sala decorada?

A decoração faz muita diferença em uma sala, seja ela de estar ou de jantar. As vezes o problema não está no espaço, tamanho e disposição, mas na decoração. Mas como decoração é uma coisa que a gente entende melhor vendo do que ouvindo ou lendo, segue abaixo uma série de exemplos de salas decoradas para você tirar algumas ideias:

Algumas dicas para uma boa sala de TV ou de jantar:

  • Se você ainda vai construir a casa, considere fazer a sala com pé direito alto, com pelo menos 4,5 metros de altura. Isto, além de deixar mais fresco o ambiente é uma tendência arquitetônica muito forte. Fica bonito, deixa o ambiente mais arejado e muito agradável.
  • Se o espaço é grande, experimente fazer uma parede com pintura diferenciada, que pode ser a aplicação de um grafiato de malha bem fina e com cor diferente. Pode ser feito também com papel de parede ou outra estratégia para diferenciar das demais paredes da casa.
  • Janelas grandes também são tendência, especialmente se o pé direito for alto e o espaço for grande. Isto ajuda muito na iluminação e ventilação. Normalmente nesses casos, usa-se vidro que é mais moderno.
  • Quadros grandes na parede, pendentes, lustres e outros objetos de decoração também são bem vindos para ajudar dar harmonia e beleza ao espaço, sem contar que evita ficar paredes e tetos limpos e vazios.
  • Os móveis para a sala de TV devem ser adequados ao tamanho do cômodo, mas geralmente se usa painel de TV fixado na parede para economizar espaço. Já a sala de jantar normalmente se usa mesa de madeira grande com 6 ou 8 lugares, dependendo do espaço que você tem.
  • Um detalhe importante é que é comum colocar um pendente em cima da mesa, então, tudo isso já tem que ser pensado antes de construir, ou seja, onde a mesa vai ficar, para deixar o ponto do pendente já pronto.