Sanca de gesso e moldura simples, invertida e sofisticada

Perguntas e respostas sobre o que é sanca de gesso e moldura, quais as finalidades de uso em uma construção. Veja os diversos modelos de sanca para sala, cozinha, invertida, entre outros.

» Página Inicial

A construção ou reforma de uma casa pode demandar diversos métodos construtivos, bem como algumas estratégias para tornar um ambiente mais agradável, funcional e sobretudo que atenda aos anseios dos moradores.

Uma dessas práticas que já se tornou muito comum é o uso de sanca de gesso e longe de ser apenas por questões estéticas, elas podem assumir papeis funcionais e que trazem muitos benefícios para o resultado final da construção.

O que é sanca de gesso?

É um recurso usado na construção civil, especialmente na fase de acabamento, com a finalidade de proporcionar recursos para iluminação, para fins estéticos ou outras razões. Ela é uma moldura feita de gesso que geralmente é colocada na sala de uma casa, criando uma borda entre a parede e o teto.

Quais as finalidades do uso de sanca de gesso.

Existem várias. Uma delas é para efeito de iluminação, especialmente em salas grandes. Neste caso cria-se a sanca e coloca nela spots de led que além de iluminar, tem um belo efeito decorativo. Existe ainda as sancas invertidas onde a iluminação sai dela projetando no teto, geralmente isto é feito com luzes coloridas.

Para os modelos de sanca simples, ou aquele pequeno filete de gesso que acompanha o final da parede na parte de cima, a função é também proporcionar um acabamento melhor e esconder a junção da parede com o teto. Quando não se usa a sanca e a parede for pintada de uma cor diferente do teto é comum ficar ruim a junção entre as duas cores, mas com a sanca isso não acontece.

Outra finalidade é a questão estética, pois com ela é possível dar um acabamento diferenciado no teto. Dependendo do tamanho da sala, pode-se adotar diferentes estratégias do uso de sanca.

O seu uso é apenas para sala?

Não. Embora seja comum as pessoas usarem na sala ou pelo menos fazer algo mais diferenciado na sala, é possível você aplicar em qualquer parte ou cômodo da sua casa, como na cozinha, dormitório, escritório, área de lazer e até em banheiros.

Sanca de gesso

Quais os modelos de sanca de gesso?

O gesso é um material que pode ser facilmente moldado e com isso existe muitas opções de sanca que podem ser usados em diferentes ambientes para acabamentos e finalidades diversas. Veja nas imagens abaixo algumas opções interessantes:

Quais os cuidados necessários com a moldura de gesso?

Como todos devem saber, o gesso é um material que não suporta umidade e portanto a maior preocupação deve ser esta. Embora a sanca fique em um local onde não é comum receber umidade, mas ainda assim é bom manter o telhado em dia para evitar a entrada de água e assim a umidade passar pela laje e comprometer o gesso.

Em qual momento ela deve ser feita?

Em termos de etapas de construção, ela deve ser feita após o reboco e antes da pintura, assim quando a pintura for feita, o acabamento no gesso estará incluso nesta etapa também.

Lembrando que apesar do gesso ser branco é comum fazer a pintura dele também. Existe inclusive uma tinta própria para isso, salvo engano, chama-se "Direto no Gesso" e ela é branca também, mas pelo menos ela deixa uma aparência uniforme.


 
Veja também: