Sifão de pia sanfonado - Instalação, cuidados e problemas

Saiba como fazer a instalação do sifão na pia da cozinha, banheiro ou lavanderia, para escoar a água e evitar os desagradáveis odores vindos da rede de esgoto. Veja os cuidados na instalação.

» Página Inicial


Para todas as pessoas que prezam pela melhor manutenção de suas casas, escolher um bom sifão de pia é fundamental. Há inúmeras razões pelas quais o uso de um sifão de pia sanfonado pode ser o mais indicado para que a sua pia tanto da cozinha, quanto do banheiro e do tanque possa ficar mais limpa e sem odores.

O sifão de pia sanfonado é uma das melhores opções para a maioria das instalações pois a sua estrutura permite que ele se adapte melhor às diversas regiões, independentemente do tamanho do espaço que estiver disponível para a instalação devido à sua versatilidade.

Neste artigo você confere algumas dicas e informações importantes para conseguir instalar seu sifão de maneira correta, realizar a manutenção do mesmo e alguns cuidados que precisará tomar para evitar problemas que possam ocorrer com o mau uso.

Instalação do sifão de pia sanfonado

Sifão Sanfonado

Para instalar o sifão de pia sanfonado, seja em qualquer cômodo da casa – na cozinha, no banheiro, na lavanderia – é preciso primeiramente escolher um que se adapte melhor às necessidades. Caso ele fique à mostra, como no banheiro, é possível escolher o sifão de pia sanfonado que tem um copo, sendo menor e mais prático.

Siga os passos a seguir para garantir que a instalação do seu sifão de pia sanfonado possa ser feita corretamente:

Cuidados necessários com o sifão de pia sanfonado

A vantagem da utilização do sifão de pia sanfonado é o fato de que ele evita a presença de maus odores na casa porque, em seu design, é construído para manter uma pequena quantidade de água em seu interior que irá evitar o acúmulo de substâncias mau cheirosas, bem como evitar que os gases do esgoto – incluindo também os insetos – possam chegar até a pia.

Por este motivo, é essencial ter certeza de que o sifão de pia sanfonado esteja sempre na posição previamente estabelecida para a instalação, que permite que a água se acumule na quantidade esperada para evitar o mau cheiro.

Para realizar a manutenção, é possível retirar o sifão, desencaixando-o da pia e da tubulação, e utilizar produtos de limpeza para retirar quaisquer resíduos que possam estar acumulados, sempre lembrando de recolocar da mesma maneira que ele foi instalado. A frequência desta limpeza pode ser feita anualmente caso o sifão esteja em condições ideais para uso quando foi instalado.

Problemas relacionados ao sifão de pia sanfonado

Os problemas que podem ocorrer são referentes à qualidade do produto: um sifão de pia de qualidade inferior pode ocasionar o rompimento em alguma parte de sua estrutura, liberando mau cheiro e causando vazamento de água. É necessário adquirir um produto de qualidade para evitar quaisquer prejuízos.

Lembre-se sempre de testar a instalação e assegure-se de que nada está frouxo ou vazando, além do fator de acúmulo da quantidade de água necessária para manter os odores contidos na pia.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade