Sofá retrátil e reclinável, sofá cama de 3 lugares

Perguntas e respostas sobre sofá retrátil e reclinável, sofá cama e modelos de 3 lugares. Veja os conceitos, aplicação e exemplos de cada um desses modelos. Veja a nossa FAQ.

Um sofá é uma das peças mais importantes de uma casa, afinal quem não gosta de sentar em um bom sofá para assistir TV, conversar com as pessoas, fazer uma boa leitura ou simplesmente para descansar um pouco.

Antigamente era comum aqueles modelos de três lugares com duas poltronas, depois surgiram os modelos de 2 e 3 lugares e atualmente tem se usado muito apenas uma peça com três ou quatro lugares.

Mas além do tamanho e dele e a quantidade de lugares, há também a questão dos novos materiais e principalmente os modelos que tem ganhado mais sofisticação. Entre esses destaca-se o modelo reclinável e o retrátil.

Sofá de suede

O que é sofá retrátil?

Sofá retrátil é aquele modelo em que é possível puxar a parte onde a gente senta e estender o tamanho dele. Geralmente ele é útil quando você quer se sentar e esticar as pernas sobre a parte que se estende ou mesmo quando deseja fazer dele um sofá cama.

Veja aqui vários modelos retráteis.

Atualmente é um dos modelos mais comuns por sua praticidade e por poder usar com múltiplas funções: sofá comum, estendido e cama.

O que é sofá reclinável?

O reclinável é aquele modelo onde a parte onde encostamos as costas podem ser reclinados para trás e para frente, seguindo algumas configurações básicas. Este recurso é útil para o conforto, especialmente quando você quer tirar um cochilo ou assistir a um filme em uma posição mais relaxada.

Veja aqui os modelos de sofás reclináveis

Além de retrátil um modelo também pode ser reclinável, o que proporciona mais conforto e principalmente adaptabilidade do modelo às necessidades de cada pessoa em especial.

O que é um sofá cama?

Já o sofá cama é conceitualmente aquele em que você consegue deitar nele, mas na prática, existem alguns modelos que são mais apropriados, como o modelo retrátil, por exemplo, onde é possível transformá-lo em uma bela cama. Existe também alguns modelos que não são retráteis, mas são sofás cama, pois é possível reclinar totalmente o encosto e assim formando uma cama.

Veja aqui alguns exemplos de sofá cama.

O que é um sofá de 3 lugares?

O de três lugares geralmente é aquele que consta a divisão de três lugares, mas na prática é possível mais pessoas se assentarem nele. Antigamente era comum os conjuntos estofados com 3 peças, sendo uma delas com três lugares e mais duas poltronas de um lugar cada.

Veja exemplos de modelos de três lugares.

Os modelos retráteis funcionam mesmo?

Sim, mas sinceramente não é o tipo de produto para ficar puxando toda a hora. Creio que o ideal é usá-lo como sofá normal e quando necessário puxar a parte reclinável. A impressão que tenho é que se ficar com puxa e empurra com muita frequência, pode dar problemas.

Qual o tipo de material é melhor para a cobertura dele?

Já tive vários e confesso que o de tecido é bem melhor. Aqueles modelos de corino são ótimos para limpar, mas ele estraga com muita facilidade e começou a rasgar já era. O de tecido tem a desvantagem de absorver mais sujeira e ser mais difícil de lavar, mas dura mais.