Quais os melhores tecidos para cortinas?

Uma cortina como material de boa qualidade muda o visual de uma casa. Por isso é importante quando for comprar suas cortinas avaliar o custo benefício, ou seja, tem que comprar algo com o preço acessível ao seu bolso e ao mesmo tempo algo de qualidade.

Opiniões de usuários sobre tecidos para cortina

Eu amo usar cortinas na minha casa, elas nos proporcionam um ambiente muito elegante, charmoso e aconchegante, o que eu mais gosto nas cortinas são os diferentes tipos de tecido que elas podem ser feitas, tecidos mais grossos, finos, leves, pesados, coloridos, monocromáticos, com babado, sem babado, etc. Existem também as cortinas que são feitas com mais de um tecido, ficam coloridas trazem vida e muita alegria para qualquer ambiente que elas forem colocadas. Eu particularmente prefiro as cortinas monocromáticas e que são feitas com tecidos de cores claras, pois deixam a casa com um aspecto de leveza.
Ana Carolina Ferreira de Oliveira , Viamão RS


Como escolha vantajosa para cortinas, tecido mais leves trazem claridade para o ambiente sem que isso seja um incômodo. Se a intenção é ter um local mais escuro, o ideal seria tecido mais grossos como por exemplo os conhecidos como corta luz. Entre esses há tecidos anti alérgicos e tecidos mais fáceis de lavar.
O cuidado fica com o peso do tecido. Tecidos muito grossos podem deixar o ambiente pesado e pode forçar o varão onde foi instalado. Vale a atenção também para as cores e estampas. Cores muito fortes e estampas muito chamativas podem cansar o ambiente em pouco tempo.
wilian bernardo coelho de souza, chapecó - sc


Tecido para cortina deve ser resistente, em primeiro lugar, para garantir que a movimentação não irá ocasionar rasgos e avarias na peça. Além disso, deve garantir o controle da luminosidade do ambiente, de acordo com a claridade objetivada na peça. Caso se pretenda que a luz entre mais incisivamente, pôde-se optar por tecidos mais leves e de cores mais claras. Do contrário, se o efeito desejado for o blackout, é recomendável, inclusive, a inclusão de revestimento de plástico específico para o bloqueio da luminosidade, em ambientes como quartos e dormitórios, por exemplo.
Com relação aos tecidos claros, a maior desvantagem é a aparência mais nítida de resíduos ou de sujeira. Tecidos escuros, por outro lado, a despeito de “esconderem” melhor eventuais manchas e avarias no tecido, podem acabar gerando efeito de abafamento no ambiente, assim como influenciar na aparência do tamanho do ambiente, pois tendem a dar impressão de metragem menor.
Bruna , Porto Alegre, RS


Uma cortina como material de boa qualidade muda o visual de uma casa. Por isso é importante quando for comprar suas cortinas avaliar o custo benefício, ou seja, tem que compar algo com o preço acessível ao seu bolso e ao mesmo tempo algo de qualidade. Sempre que preciso comprar uma cortina para algum ambiente da minha casa, pesquiso bastante, para saber as principais atualidades. Há uns dias atrás precisei adquirir uma cortina para minha sala de estar, pesquisei bastante e vi que o tecido que se adequava melhor era o tecido black out, pois ele é de textura grossa, como tenho uma portade vidro, o tecido bloqueia 100% a passagem de luz. Para quem quer algo transparente recomendo também o tecido de voil, ele vem sendo bastante utilizado.
Deve se levar em conta na hora de comprar o tecido a lavagem, tecidos grossos como o black out, dificultam a lavagem.
Samara Barboza Lima, Irece-Bahia