Telha de amianto ou fibrocimento Brasilit ou Eternit. Tira-dúvidas

Perguntas e respostas sobre as telhas de amianto ou fibrocimento, diferença entre Brasilit ou Eternit e tira-dúvidas sobre a instalação, manutenção e uso deste tipo de telhado. Veja sobre a proibição do amianto que ocorreu em 2017.

Existem diversos tipos de telhas que são usados em coberturas e telhados em nosso país. As mais tradicionais e mais antigas são as telhas cerâmicas que podem ser encontrados em diversos modelos, mas existem outros modelos também como as telhas de concreto, as telhas de fibrocimento e mais recentemente surgiu outras variedades chamada de telhas ecológicas.

Abaixo veremos as telhas de fibrocimento que são largamente usada no Brasil, talvez por seu baixo custo e por seu rendimento que é muito grande.

O que é telha de amianto ou fibrocimento?

Fibrocimento era um composto de cimento com 10 a 15% de fibra e amianto, muito usado para a fabricação de telhas e outros produtos usados geralmente na construção civil. As telhas de fibrocimento são bastante comuns no Brasil, especialmente em construções mais simples, já que o seu custo é inferior aos demais tipos de telhas.

Atualização: Atualmente os fabricantes não usam mais o amianto, pois ele foi proibido no Brasil, contudo as telhas de fibrocimento continuam a existir, só que sem o uso de amianto. Veja a nota no final do artigo sobre a proibição.

O que é telha Eternit ou Brasilit?

Telhado de fibrocimento

Brasilit e Eternit são marcas ou fabricantes de telhas de fibrocimento. Por serem muito popular é comum ouvir coisas como telhas Eternit ou Telhas Brasilit, mas isto é feito em referência a essas marcas.

Há basicamente dois grandes grupos dessas telhas: As que tem perfis ondulados (mais comuns em residências) e perfis estruturais (mais comuns em grandes coberturas).

A Eternit, por exemplo trabalha com vários modelos de telhas, como:

  • Vogatex
  • Tropical
  • Ondulada
  • Olinda

Na linha de perfis estruturais há os seguintes modelos:

  • Etermax
  • Modulada
  • Canalete 49
  • Canalete 90

Veja abaixo um vídeo explicativo de cada um desses modelos e onde eles são mais indicados para serem usados:

As telhas de fibrocimento são inferiores às telhas cerâmicas ou outros modelos?

Elas são diferentes e tem vantagens e desvantagens. Como desvantagens existe o fato delas aquecerem muito e com isso exigiram mais cuidado com o seu uso neste aspecto. Conta ainda como desvantagem o fato de serem mais sensíveis e quebrar com mais facilidade, portanto na sua colocação ou manutenção é preciso ter cuidado.

Como vantagem está o custo, já que ela é bem mais barata e também o rendimento da colocação.

Quais os problemas que essas telhas têm?

Como explicado acima, elas podem quebrar se uma pessoa andar sobre elas e não tomar o devido cuidado. Podem aquecer mais que as telhas cerâmicas e por isto muito recomendam o uso da manta térmica para evitar o aquecimento do local.

Em que situações elas são mais recomendadas?

Em construções mais simples ou quando a pessoa dispõe de poucos recursos. Neste caso ela é uma boa alternativa pois seu custo é inferior. Também este modelo tem sido bastante usado nos chamados telhados embutidos em que o mesmo não fica aparente.

Veja um exemplo de telhado embutido, olhando de fora, não dá para ver as telhas:

Telhado embutido

Os telhados embutidos estão na moda e são aqueles telhados que não aparecem pois existem as platibandas que se elevam ao redor do telhado impedindo a sua aparência. Como ele não vai ficar aparente, muitos optam por colocar uma telha mais barata e ai entra o uso de telhas de amianto. A arquitetura moderna tem usado bastante este recurso.

Contudo há um item importante para se avaliar no uso de talhados embutidos que é o uso elevado de calhas. Muitos imaginam que este modelo de talhado se tornará mais barato por usar uma telha mais simples, porém desconsideram que é necessário usar muita calha para fazer a vedação correta e pelo menos neste aspecto o custo final com calha é mais alto do que em um telhado tradicional com telhas cerâmicas ou de concreto, por exemplo.

Veja abaixo um exemplo do uso de calha para a vedação das telhas:

Calhas de vedação no telhado

Existe diferença entre telhas Brasilit e Eternit?

São fabricantes diferentes e portanto cada fabricante tem seus próprios processos e criam produtos com algumas diferenças dos outros, mas creio que nenhuma diferença significativa. É claro que comercialmente falando sempre haverá alguma diferença ou diferencial apontado pelo fabricante, logista ou outro profissional envolvido na venda, distribuição ou uso.

Quais os cuidados para instalação, manutenção e uso de telhas de amianto ou fibrocimento?

Ao instalar é preciso fixar bem os parafusos e certificar que elas estão bem apoiadas e firmes no telhado. Depois havendo a necessidade de manutenção no telhado, bem como instalações sobre o telhado é preciso considerar que as mesmas podem quebrar e portanto evitar ao máximo andar sobre elas.

Uma dica é colocar tábuas de madeira sobre o telhado e andar sobre as tábuas, pois assim o peso da pessoa fica distribuído e ajuda a evitar a ruptura da mesma.

O que fazer para evitar o aquecimento da casa com essas telhas?

Uma recomendação é usar uma manta térmica que é colocada entre as telhas e o madeiramento do telhado. Essa manta é fabricada com alumínio e como sabemos este material é isolante térmico. Desta forma, quando se coloca a manta no telhado ele não impede que as telhas aqueçam, mas impede que o calor gerado pelo sol nas telhas passam para dentro da casa. Na verdade não ocorre um bloqueio total, mas a manta irá minimizar bastante os efeitos dos raios solares e consequentemente o calor interno.

E o barulho no telhado quando chove?

Existe sim, especialmente quando ocorrer uma chuva bem forte é comum haver mais barulho com a batida da chuva nas telhas de fibrocimento do que em telhas de barro, por exemplo. Contudo, os impactos do barulho ou a percepção dele pode variar muito de casa para casa. Eu uso telha de fibrocimento na minha casa, mas não percebo nenhum barulho excessivo quando chove, talvez seja pelo fato de ter platibandas que isolam um pouco e também a laje. Mas em uma casa sem laje é possível ouvir bastante barulho, o suficiente para acordar a noite.

Proibição do amianto

Em 29 de novembro de 2017, por 7 votos a 2, o STF - Supremo Tribunal Federal do Brasil proibiu o uso do amianto em todo o país. A decisão colocou fim a uma longa discussão sobre o uso do produto, especialmente para a construção de telhas e caixas dáguas. Com isso as empresas que utilizavam o amianto certamente deverão usar outro produto para continuar a fabricação das telhas e demais materiais de construção.

Os modelos de telhas não deverão desaparecer, mas apenas serem produzidas da mesma forma com outro material no lugar do amianto. Aliás, as novas telhas de fibrocimento vem agora com uma pequena inscrição nela dizendo: "Sem amianto".

Na minha casa foi usada telha de fibra cimento ainda com uso do amianto, devo me preocupar com isso e substituir as telhas?

Segundo informações que temos, o problema do amianto é maior no manuseio das telhas, especialmente quando elas precisam ser cortadas para fazer aqueles recortes e com isso, aquele pó que sai é muito prejudicial se for inalado. Não existe nenhuma recomendação oficial de substituir as telhas antigas, visando algum problema de saúde, portanto não há motivos para preocupação. Contudo, se você estiver projetando uma reforma para sua casa e quiser aproveitar para substituir as telhas, pode ser uma boa alternativa. Na minha casa eu uso as telhas de fibrocimento ainda com amianto e penso no futuro, em decorrência de uma reforma maior, fazer a substituição por algum modelo de telha ecológica.