Telhado com telha ecológica é mesmo viável?

Em tempos de proteção ambiental e recursos sustentáveis, escolher materiais de construção que se alinham a este conceito é algo importante.

Se você quer reformar a sua casa e se preocupa com o meio ambiente, as telhas ecológicas  são a escolha certa a fazer. Em tempos de proteção ambiental e recursos sustentáveis, escolher materiais de construção que se alinham a este conceito é algo importante.

As telhas ecológicas são diferentes, com um peso menor e maior poder de resistência que os modelos tradicionais. Com elas, a parte superior da casa fica sem água empossada e de qualquer sobrecarga.

Tipos de telha ecológica

A telha ecológica pode ser classificada conforme o material de que é feita.

  • Embalagem Tetra Park: A telha de Tetra Park é utilizada na construção civil nos projetos de habitação social e empresas ligadas a ideia de arquitetura sustentável.

    Veja modelos de Embalagem Tetra Park

  • Fibras vegetais: Ela, também, já está sendo muito usada na construção civil.

    Veja modelos de Fibras vegetais

  • Tetra Park e fibra de coco: O diferencial que a fibra de coco traz ao se misturar ao Tetra Park é a possibilidade de isolamento acústico. Esse modelo ainda não é comercializado.

    Veja modelos de Tetra Park e fibra de coco

  • Plástico reciclado: A telha de plástico reciclado é feita com materiais que são doados por empresas ou comprados.

    Veja modelos de Plástico reciclado

  • Fibra de eucalipto: Quando a fibra de eucalipto é misturada ao calcário e ao cimento, ganha um grande poder de resistência. A telha feita desse material utiliza uma quantidade de água bem menor do que as outras.porém, ainda, está na fase de testes.

    Veja modelos de Fibra de eucalipto

A Ondulaine é uma empresa que produz telhas ecológicas de vários modelos, mas há no mercado outras empresas que também trabalham com este tipo de produto.

Abaixo alguns dos modelos de telhas ecológicas, disponibilizadas pela Ondulaine:

  • Telha Ecológica Onduline Clássica Fit
  • Telha Ecológica Onduline Stilo
  • Telha Ecológica Onduline Stilo 3D
  • Telha Ecológica Premium Onduvilla
  • Telha Ecológica Onduline Clássica
Veja a opinião de outras pessoas com as vantagens e desvantagens de telhado com telha ecológica

Tive a oportunidade de conviver de perto com experiência da escolha do telhado onduline. Tive essa oportunidade graças a minha irmã, na escolha do telhado para a casa dela. Durante as pesquisas tinhámos muitas dúvidas, pois ela queria algo de baixo custo e ao mesmo tempo bonito e prático. Encontramos todos esses pontos no telhado onduline com telha ecológica, o seu desing ondulado conquista qualquer um, por dá um toque especial na casa, além de ajudar o ecossistema por ser ecológica, então você deixa sua casa bonita e ainda por cima ajuda a natureza. Por esse telhado ser de fácil aplicação, ainda tem como vantagem a redução de custos com a mão de obra e por ele ter longa durabilidade se reduz gastos também com reformas.
O telhado onduline com telha ecológica tem as mesmas desvantagens dos telhados convencionais, sendo somente na aplicação, isso se resolve seguindo os manuais de aplicação.
Samara Barboza Lima, Irece-Bahia


A vantagem de se obter um telhado onduline com telha ecológica é notadamente visível, isso por que além de ser feita de materiais recicláveis auxiliando na preservação do meio ambiente, tem boa qualidade e o cliente ainda pode escolher algumas cores. Eu adorei as opções de cores, ficou muito bonita a minha área de lazer. É uma telha que não absorve muito calor, transformando o ar do ambiente, é melhor respirável. Gostei bastante e minha área de lazer ficou bem chamorsa e aconchegante. Compraria de novo.
Bom, vem atendendo minhas expectativas, mesmo sendo de material reciclável não perde a qualidade comparada a outros telhados. É uma das melhores opções do mercado pois contribue com a natureza e não esquenta o local.
Tatiane, Correntina Bahia


Gosto muito do meu telhado onduline com telha ecológica, fiz a instalação há alguns meses e não me arrependo do investimento, que por sinal foi quase umas quatro vezes mais barato que o orçamento de telha colonial de cerâmica. A instalação foi bem rápida de fazer, as telhas por serem de um bom tamanho, cerca de dois metros e trinta centímetros por oitenta e oito centímetros, rapidamente é feita a cobertura da área, ela é presa com arrebites, é fácil de furar e fixar, é bem leve também, o que facilita a instalação e não exige uma estrutura muito robusta no telhado para segurar o peso da telha. A pintura que ela vem, um tom de laranja ou cerâmica, imita bem as telhas coloniais, até mesmo na sua ondulação, fica com um aspecto bem bonito, e permite também instalar telhas do mesmo tipo só que de cor diferentes, como transparentes.

Karina Gomes da Silva Coelho de Souza , Chapecó SC