Telhado e telha de madeira é boa alternativa?

As telhas e telhados é algo indispensável e uma das primeiras coisas a serem pensadas em uma construção, pois são elas que protegem nossa residência, existem no mercado diversos modelos , cada um com sua especificação, aparência e custo.

As telhas e telhados é algo indispensável e uma das primeiras coisas a serem pensadas em uma construção, pois são elas que protegem nossa residência, existem no mercado diversos modelos , cada um com sua especificação, aparência e custo. Nos dias atuais apareceram algo que está se tornando uma tendência Telha de Madeira. Elas ainda não são muito utilizadas no Brasil, talvez devido a falta de divulgação da mesma, porém aos interessados já existe empresas que produzem madeiras para esse fim, como telhas. Possuem alto custo da matéria prima e vida útil baixa, pois devido o clima e a questão de chuva/sol muito existente no Brasil esse é o tipo de material que se degrada muito facilmente, além de ser altamente inflamável.

Uma de suas grandes vantagens é o fato delas serem produzidas com madeiras de reflorestamento ou seja, é sustentável, possuem isolamento acústico e térmico, pode ser utilizadas em qualquer formato de telhado pois pode ser facilmente adaptada, podendo ser cortada inclusive com curvas. A madeira deve ser tratada e o consumidor deve-se lembrar que sua durabilidade é menor que as telhas convencionais.

Principais madeiras que podem ser utilizadas:

  • Pinus
  • Itaúba
  • Madeira de demolição;

Veja o testemunhal de várias pessoas sobre telhado e telha de madeira

Existem diversas possibilidades de escolha quando se escolhe o melhor telhado para sua casa, como telhado de policarbonato, vidro, fibrocimento, até de palha e o de madeira que foi o que escolhir para minha casa. Durante minhas pesquisas para escolher qual melhor telhado que ia se adequar as minhas necessidades, analisei os pontos de melhor preço, mais segurança, mais praticidade, conforto e claro o esteticamente mais bonito. O telhado de madeira é ótimo para quem gosta da aparência mais rústica e ao mesmo tempo moderno. Além disso o telhado de madeira possui isolamento térmico e acústico.
No momento em que for escolher o tipo de telhado para sua casa é necessário analisar o local onde você morar, pois o telhado de madeira é muito inflamável então se você mora em local de risco para incêndios o telhado de madeira não é uma boa opção a se considerar. Além do alto custo.
Samara Barboza Lima, Irece-Bahia


Eu já morei em uma casa que o telhado era feito de madeira, e posso afirmar que a unica vantagem de um telhado de madeira é que ele é sustentável.
Por já ter morado em uma casa que o telhado era feito de madeira e ter tido experiência com ele, sei que ele possui muitos pontos negativos. Um telhado de madeira é muito ruim, pois se acontecer algum incêndio na casa o telhado vai queimar com muita facilidade, portanto não é nenhum pouco seguro, as telhas de madeira tem um custo muito elevado, e para que o telhado de madeira permaneça bonito é necessário fazer a manutenção dele com muita frequência. Por conta de todos os motivos citados anteriormente, posso afirmar com toda certeza que um telhado de madeira só possui pontos negativos e desvantagem, e eu não colocaria um telhado de madeira em minha casa.
Ana Carolina Ferreira de Oliveira , Viamão RS