Telhado e telha de plástico, acrílico ou alumínio vale a pena?

As telhas de alumínio possuem o melhor custo-benefício, porque podem se passar décadas sem manutenção. Veja a avaliação de nossos usuários sobre este modelo e os demais.

Para construir ou reformar uma casa, há uma série de decisões que precisamos tomar. Uma delas é: qual tipo de telha usar para o telhado. Bom, no mercado, as principais telhas que são utilizadas são: a de plástico, a de acrílico e a de alumínio.

As telhas de plástico ou de PVC se enquadram no grupo de telhas sustentáveis e apresenta longa durabilidade. Já as telhas acrílicas oferecem uma cobertura transparente que ajuda a aproveitar melhor a luz natural e reduzir os custos com energia elétrica. As telhas de alumínio possuem o melhor custo-benefício, porque podem se passar décadas sem manutenção.

Tipos de telha de plástico, acrílico ou alumínio

Os principais tipos de telha são:

  • Colonial: Esse tipo de telha/telhado é o mais usado, pois é mais simples, econômico e prático. As telhas vão encaixando uma na outra, fazendo com que o tempo gasto seja bem menor.
  • Ondulada: O tipo ondulado é mais barato e simples. Ele pode ser utilizado para montar telhados visíveis, embutidos e galpões.
  • Transparente: A telha ou telhado transparente deixa a luz natural entrar com maior facilidade no ambiente. Por isso, é mais indicada para garagens, varandas e outras áreas mais abertas.
Principais marcas de telha do mercado

  • Faulin
  • Brasilit
  • Barrobello
  • Onduline
  • Ibravir
  • Confibra
  • Atco

Veja o que as pessoas que usam telhado e telha de plástico, acrílico ou alumínio estão dizendo

Definir a telha certa para sua casa auxilia para oferecer conforto, delicadeza, claridade e harmonia para a sua residência, elas devem ser escolhidas de acordo com a inclinação do telhado, as telhas de plástico, também chamadas de pvc, são fáceis na hora de instalar e higienizar, são resistente principalmente ao fogo e às variações de climas, como ventanias e temporais, podem ajudar na entrada de luz natural. As de acrílico são transparentes permitindo também a entrada de luz natural, podendo auxiliar para diminuir a energia elétrica. Os telhados de alumínio são resistentes ao desgaste, são fáceis na instalação e montagem.
As telhas de plástico não oferecem isolamento acústico, uma desvantagem grande, com o tempo podem ter manchas amareladas e marrons, e sua duração não muito é boa. Os modelos de alumínio são bem mais caras em compensação as de plástico, as de acrílico são as mais indicadas em custo e beneficio.
Antonia Ginko Lourenço, Curitba


A escolha de uma telhado de qualidade e apropriado é imprencidível, para manter uma boa estética e conforto dentro de sua residência. Os telhados de telha de plástico, acrílico e alumínio vem sendo muito usados. Na hora da escolha é importante ressaltar os seguintes pontos: Conforto, segurança, estética e é claro baixo custo. O telhado de alumínio tem como vantagem a fácil aplicação e longa durabilidade. O telhado de acrílico tem grande valor estético por ser transparente. O telhado de plástico é ótimo para quem quer evitar barulhos, pois ela é isolante acústico e térmico. Minha mãe quando foi renovar o telhado de sua casa pesquisou muito sobre esses tipos de telhas, analisando os prós e contras.
O telhado de alumínio é de alto custo. O telhado de acrílico tem pouca durabilidade e resistência. O telhado de plástico resseca muito rápido perdendendo a durabilidade. Minha mãe escolheu o telhado de alumínio.
Samara Barboza Lima, Irece-Bahia


É importante quando for construir seu telhado pesquisar bastante para saber qual telhado supre suas necessidades, tem que saber se o telhado combina com o desing de tua casa, se o local que você mora é indicado para qual tipo de telhado. Dessa forma, só a partir de uma longa pesquisa se deve escolher o telhado ideal. Alguns telhados vem sendo muito utilizados, entre eles o de plástico, acrílico e de alumínio. Em algumas partes da minha casa, como a varanda, usei o telhado de acrílico por ele ser de material transparente e ter uma estética muito agradável para esse tipo de lugar. No meu terraço utilizei o telhado de alumínio por ser mais resistente e ser isolante térmico. O telhado de plástico é muito usado por ter um baixo custo em comparação aos outros telhados.
É importante se tiver condições optar por um telhado de qualidade, com custo mais alto.
Elisabete Rodrigues Barbosa, Xique-Xique Bahia