Terreno de 200, 300, 400 e 500 metros. Qual é melhor?

Perguntas e respostas sobre terreno de 200, 300, 400 e 500 metros. Qual deles é o melhor para a construção de uma casa? Quais as características que cada metragem tem? Qual é o recuo necessário em um terreno para construção?

O tamanho de um lote é um dos primeiros itens que devemos levar em conta quando pensamos no projeto de construção de uma casa, afinal, o que pretendemos fazer sempre ficará limitado ao espaço que temos para tal. Desta forma, se temos um terreno pequeno, as pretensões para a construção de uma casa grande vão por água baixo.

No Brasil não existe uma regulamentação quando ao tamanho desses lotes e dependendo da cidade ou da época em que foi feito o loteamento, bem como a proposta do empreendimento, podemos encontrar tamanhos bastante variados, como veremos nas dicas abaixo.

Tamanhos de terrenos

Terreno de 200 metros?

É um tamanho moderno, vamos assim dizer, pois ele não era muito comum antigamente, mas com o aumento da população e a crescente necessidade de espaço para construção, especialmente as mais populares, esse tamanho ou similar tornou-se muito comum no país.

É um terreno considerado pequeno para construção, embora seja possível fazer uma casa não muito grande. O problema nesses casos é que existem os recuos laterais e na frente do terreno previstos em lei e com isto você acaba perdendo muito espaço e o que sobra para a construção fica menor ainda.

Mas existe um fato importante a considerar que são as dimensões que o terreno tem, neste caso para um terreno de 200 metros as dimensões mais prováveis são:

  • 8x25: Este é um tamanho considerado menos interessante uma vez que ele tem apenas 8 metros de largura e com isso acaba dificultando um pouco elaboração de um bom projeto para construção.
  • 10x20: Já o tamanho 10 por 20 pouco mais adequado uma vez que tem 10 metros de largura e daria para aproveitar melhor o espaço lateral para a construção de uma casa, contudo ele é um terreno de pouca profundidade, especialmente se considerar que você precisa deixar as 5 metros na frente de recuo. Com isso, acaba sobrando pouco espaço para construção.

O recuo de 5 metros é usado como padrão na minha cidade, mas não é padrão em todo o país. Verifique esta informação na prefeitura da sua cidade.

Terreno de 300 metros?

É uma medida boa para um terreno e dá para fazer uma casa razoavelmente grande se for feito um bom projeto. Algumas pessoas optam por fazer um sobrado para aproveitar o espaço vertical e assim ter sobra de terreno ou mesmo fazer uma construção maior.

Muito o consideram pequeno e de fato é para padrões de construções mais sofisticados, mas de maneira geral é ideal para uma boa construção.

Normalmente as dimensões dele são:

  • 10x30: É um terreno mais comprido e com boa possibilidade de aproveitamento, especialmente se você deseja fazer uma edícula no fundo, por exemplo. Mas como tem 10 metros de largura é preciso pensar no projeto de forma a aproveitar bem a largura dele.
  • 12x25: Este é um tamanho bem interessante, inclusive a maioria dos terrenos aqui no condomínio onde moro tem essas dimensões. Ele tem uma frente ampla, mesmo que não tenha uma profundidade muito grande. É ideal para uma construção única no terreno, podendo ser aproveitada inclusive para um sobrado.

Terreno de 400 metros?

Este é um tamanho ideal para quem deseja uma construção mais espaçosa e ainda ter uma boa sobra de terreno. Em muitos casos as pessoas fazem inclusive duas casas, sendo uma principal na frente e uma edícula no fundo. Em muitas cidades os terrenos mais antigos eram de 400 metros quadrados, mas com a necessidade cada vez maior de novas moradias, fez com que nos novos empreendimentos as metragens fossem diminuídas.

Os lotes de 400 metros são mais comuns nos bairros antigos já que no passado não havia tanta preocupação ou necessidade de economizar nos espaços para construção. Ele também pode ser encontrado em empreendimentos mais sofisticados como os condomínios residenciais de médio padrão.

Terreno de 500 metros?

Este é considerado uma metragem grande para terrenos e na maioria dos casos eles são encontrados hoje apenas em alguns condomínios fechados ou em casos de terrenos industriais. O terreno de 500 metros quadrados é ideal para pessoas que desejam fazer uma construção de alto padrão com piscina e outras regalias.

Em condomínios de alto padrão, geralmente os lotes de 500 metros são comuns, alías, muitos tem ele como a metragem mínima. é claro que você gastaria bastante para construir em um espaço como esse, de forma a aproveitar todo o seu espaço.

Qual deles é o melhor?

Isto varia muito de pessoa para pessoa e também depende muito da condição financeira dela, bem como dos propósitos e projetos que ela tem em termos de construção. Creio que na maioria dos casos um terreno de 200 metros é visto como melhor pois é mais barato e com isso cabe no bolso de mais pessoas. Por outro lado, existem os que tem mais dinheiro e irão achar melhor um terreno grande de 400 ou 500 metros.

Qual é o recuo necessário em um terreno para construção?

Isto poderá variar de cidade para cidade, já que a lei ou regulamentação para esses casos são municipais e portanto poderá não ser iguais em todos os lugares. Na minha cidade no interior de São Paulo é necessário respeitar 5 metros na frente do terreno em relação a calçada e 1,5 metros da parede para o muro em caso de corredor lateral. Você deverá consultar um arquiteto ou a prefeitura da sua cidade para obter a informação local.

Quanto à possibilidade de fazer algum tipo de edificação no recuo, também é necessário consultar a prefeitura pois isso também depende de uma legislação municipal. Aqui na minha cidade, você pode edificar até metade desse recuo, ou seja, divida a frente em duas partes e em um dos lados você poderia fazer um abrigo para carros, por exemplo. Outra possibilidade é você fazer uma cobertura com pergolado sem fechar necessariamente a parte superior.

Ainda sobre o recuo vale lembrar que é necessário que tem área verde, portanto muitas pessoas utilizam o espaço do recuo para deixar uma área verde no terreno, uma vez que essa também é normalmente uma exigência das prefeituras.