Terreno em condomínio fechado vantagens e desvantagens

Perguntas e respostas sobre terreno em condomínio fechado. Veja as principais vantagens e desvantagens de comprar um terreno para construir uma casa ou para investimento.

O que é condomínio fechado?

Um condomínio fechado é um bairro criado e planejado sob determinada situação em que o mesmo é murado em volta e com portaria para restringir o acesso a moradores, proprietários e pessoas por esses autorizados. Para que se faça um bairro com fechamento como este é necessário um projeto para tal e a aprovação da prefeitura da cidade. Em algumas cidades existem leis específicas que estabelecem os critérios para a construção de condomínios fechados. Normalmente são chamados de condomínios horizontais.

Condomínio fechado

Também são condomínios os edifícios verticais, que são os edifícios de apartamentos, muito comuns nas cidades de médio e grande porte.

Quais as vantagens de ter um terreno em um condomínio fechado?

Existem várias vantagens na compra de um terreno visando uma futura construção ou mesmo para fins de investimento financeiro. Dentre essas vantagens é possível destacar as seguintes:

Pelo fato de ser fechado e com controle de acesso, a segurança é maior e isto tem sido reclamado como uma das principais bandeiras dos condomínios.

Maior privacidade, uma vez que o acesso não é público e o fluxo de pessoas internos tende a ser bem menor.

Os terrenos tendem a ter maior valorização, visto que em cidades de médio e grande porte existe uma tendência cada vez maior em buscar terrenos e casas em condomínios para comprar. Portanto é uma boa opção para investimento.

Quais as desvantagens de ter um terreno em um condomínio fechado?

Uma das principais desvantagens para muitas pessoas é o fato de você ter de pagar taxa de condomínio e alguns alegam que isto é o mesmo que pagar aluguel. Mas na prática o valor é muito inferior ao que uma pessoa pagaria de aluguem, contudo é uma conta fixa.

Geralmente não existem terrenos pequenos e ainda pelo fato de serem mais valorizados, inviabiliza a compra por pessoas de baixa renda. Lembre-se que a venda de terrenos é feita por valor do metro quadrado e portanto quando maior o terreno, mais caro ele tende a ser.

Embora não seja uma desvantagens, muitas pessoas não gostam do aspecto controlador que existe nesses ambientes. Isto, você não pode fazer o que bem entender, existem regras de construção, de convivência, de acesso, de manutenção e por ai vai.

Existe padrão para construção em condomínio?

Em alguns condomínios fechados existem padrões sim, em outros não. Tudo depende do regimento interno que cada um tem. Há casos em que existem a chamada metragem mínima para a construção ou ainda a quantidade máxima de pavimentos, entre outros.

Uma das características comuns é que a frente da casa não pode ser murada, devendo ser aberta com algum tipo de paisagismo ou área verde. Isto pode ser definido no regimento interno ou pode ser apenas uma prática estética. Os novos condomínios horizontais tendem a adotar este modelo.

Qual a metragem mínima de terrenos em condomínios?

Não existe um padrão, mas geralmente eles partem de 250 ou 300 metros quadrados. Contudo, existem casos em que a maioria dos terrenos são de 500 metros ou mais. Tudo dependerá do padrão do condomínio.

Em algumas cidades parece haver uma tendência de se criar os chamados condomínios mistos, com terrenos de vários tamanhos. Assim ele adotariam um padrão que atenderia todos os níveis da população. Nas cidades onde há um plano diretor, isto pode ser usado pela prefeitura para a autorização de abertura de novos empreendimentos.

O valor do IPTU é mais alto em condomínio fechado?

No meu caso é, mas isto não pode ser considerado como regra. No condomínio que moro e outros aqui o IPTU é absurdamente caro, inclusive motivou muitas pessoas a entrarem na justiça pedindo revisão. Mas de maneira geral o fato de ser condomínio não pode ser usado isoladamente como critério de aumento do valor deste imposto.

A maneira mais simples para baixar o valor do IPTU é fazendo uma edificação, já que normalmente para terreno é considerado 4% ou 5% do valor venal do terreno, mas se ele tem edificação o percentual cai para 1%.