Tipos de camas: Box, king, queen size, solteiro e casal

Como são classificados os modelos de camas para solteiro e casal. Quais as dimensões de cada modelo e para que tipo de perfil de pessoa eles são mais indicados. Veja também a classificação quanto ao material de fabricação.

Antigamente as camas eram de madeira ou ferro com aquela estrutura tradicional e um colchão em cima. Atualmente o que mais se usa é a chamada cama box. O box é apenas a parte de baixo sem a cabeceira que normalmente é vendido separado ou em muitos casos nem é mais usado.

Basicamente este modelo tornou-se padrão por ser mais prático de usar e não ter toda aquela estrutura de madeira ou ferro como é comum nas camas convencionais. É também mais leve e mais fácil de manusear.

Dormir é a atividade onde nosso corpo fica em repouso por durante certo período de tempo a fim de recompor as energias, descansar os músculos e demais órgãos do corpo, bem como promover bem estar. As funções do sono são muitas e creio que não é necessário dar muitas explicações, pois isto é algo que desde criança a gente aprende.

Passamos praticamente um terço da vida dormindo, logo, a maneira como a fazemos é de vital importância e a escolha da cama e colchão correto é o primeiro passo para aproveitar bem esse tempo.

Tipos de camas

Neste artigo mostraremos os diversos tipos de camas e suas principais aplicações. A primeira classificação que temos é entre os modelos de solteiro e casal. Depois temos as diferenças de tamanho que pode ser o tradicional, queen e king size.

Cama de solteiro

Este é o tipo de cama que foi desenhada para apenas uma única pessoa. Suas dimensões levam em conta a necessidade de uma pessoa e geralmente a medida do colchão é de 188 cm por 78 cm.

Cama de casal

Cama box

Cama box casal é um conjunto de box e colchão adequado ao tamanho padrão de casal que neste caso é 138x188cm ou 1,38x1,88 metros. Esta é a largura padrão que acompanha tanto o box como o colchão. No caso de compra separada é importante analisar esta medida.

Ela não é mais cara do que o modelo convencional. Pelo contrário, na maior parte dos casos será possível estar encontrando modelos de alta qualidade por um valor acessível. O que acontece devido não ser necessário possuir cabeceiras e obter uma grade.

Seu tamanho é de aproximadamente duas camas de solteiro, ou seja, ela foi pensada em atender a duas pessoas e portanto segue essa lógica. As dimensões do colchão para cama de casal é 188 cm por 138 cm.

Cama de solteiro king

É uma cama intermediária entre cama de solteira e de casal, porem disponibiliza mais espaço e serve para uma única pessoa. Alguns podem chamá-lo de cama de viúva, mas isto é outra história. As dimensões são 188 cm por 123 cm

Queen size

Possui dimensão maior que a de casal tradicional e tem sido um dos modelos mais desejados por proporcionarem mais espaço, principalmente para pessoas muito altas e aquelas que estão um pouco acima do peso. É indicada também para aqueles que gostam de esparramar na cama, assim, eles encontram mais espaço.

Cama box queen é basicamente a mesma coisa, alterando apenas as dimensões que neste caso são: 158 x 198 cm ou 1,58 x 1,98 metros. É um tamanho maior e mais espaçoso, especialmente para pessoas maiores ou gordinhos.

Muitas pessoas optam pelo tamanho queen exatamente por proporcionar mais espaço e consequentemente mais conforto para quem dorme nela, mesmo que sejam pessoas pequenas.

King size

Cama box king segue a mesma ideia, mudando novamente as dimensões da mesma. O tamanho deste tipo é de: 193x203cm ou 1,93 x 2,03 metros. Este é o tamanho ideal para quem busca espaço na hora de dormir, contudo é importante analisar que é uma cama grande é que ocupará bem mais espaços no seu quarto.

Sendo muito utilizada em quartos principais de casal, oferecendo um maior conforto e liberdade para as pessoas fazerem uso da cama de diferentes formas.

Este é o modelo mais espaçoso e indicado para pessoas grandes de verdade. Com medidas de 198 cm por 185 cm e podendo chegar a 203 cm por 193 cm, o modelo king size é uma super cama como espaço a vontade.

É preciso apenas levar em conta que este modelo exige um quarto bem grande para que possa ser usado confortavelmente.

Tipos quanto ao material de fabricação

Outra maneira de classificar este móvel é quanto a forma de fabricação ou ao material que foi empregado nele. Neste caso temos basicamente o seguinte:

Madeira

A madeira é provavelmente o material mais antigo e tradicional para a fabricação de camas. Sua desvantagem é que dependendo da qualidade da madeira e do peso das pessoas que usam, ela pode quebrar. Também existe o problema do monta e desmonta por conta de mudanças de casas e com o tempo ela acaba tendo problemas de não ficar muito firme.

Ferro ou aço

São fortes e geralmente não sofrem como nos modelos de madeira, mas não é o material mais indicado, já que pode ficar muito pesada.

Alvenaria

Não é muito comum, mas muitas pessoas optam com fazer a cama de alvenaria. É ótimo, pois não quebra, não precisa desmontar e super resistente. Tem como desvantagem o fato de nunca poder ser mudado de lugar e o tamanho ser sempre o mesmo.

Box

O box tornou-se o padrão hoje e ele tem inúmeras vantagens em relação a todos os modelos anteriores. Ele é composto apenas de pés e a parte que sustenta o colchão geralmente é uma base de madeira revestida de material que pode ser lona, napa, courinho, couro ou outros materiais.

A vantagem dele é a praticidade, leveza e facilidade de manusear. Por exemplo, com dois box de solteiro você improvisa uma casa de casal.

Molas ou espuma?

Se está em duvidas qual a melhor cama, se é aquela com colchão de molas ou espuma, é fácil de resolver. É claro que o melhor irá depender do seu gosto, o colchão de molas foi desenvolvido para garantir conforto, porém as camas com colchão de espuma causarão mais maciez e suavidade.

Há certos modelos de colchões que mesclam as duas coisas e ai temos uma ótima combinação já que alia ao melhor dos dois mundos para trazer bastante conforto e garantir um sono mais tranquilo.

Quais as vantagens do box?

Muitas. Normalmente ele tem rodinhas, que facilita a locomoção dele para fins de limpeza, por exemplo. Também e comum alguns modelos serem abertos permitindo que se guarde cobertores, travesseiros ou outros objetos dentro dele.

Outro beneficio é a maior resistência que uma cama box possui, uma vez que ao contrário das camas comuns que possuem quatro apoios, o box conta com seis.

Além de permitir um encaixe perfeito no colchão, tornando o ambiente mais agradável visualmente.

É necessário colocar uma cabeceira?

Não. Muita gente usa sem cabeceira mesmo, mas se quiser colocar é só comprar separado. Uma alternativa muito usual é usar um painel de madeira ou mesmo um papel de parede.

Contudo, existem cabeceiras que podem ser compradas juntos ou separados para ser usado com qualquer tipo de cama do tipo box.

Ela oferece mais conforto?

Acredito que sim, pois ela oferece geralmente mais firmeza e os colchões são bem adaptáveis ou corpo, o que pode proporcionar uma noite melhor de sono.

Esse tipo de cama também oferece uma área livre maior, permitindo que pessoas altas se sintam confortáveis, assim como facilita a adaptação de estruturas externas que auxiliam pessoas com necessidades especiais.

Por Redação e Alisson Laconski