Tipos de porcelanato: Polido, Acetinado e Lapado, Esmaltados e mais

O que são pisos porcelanatos e quais os principais tipos de temos no mercado, como o acetinado, lapado, struturato, polido, esmaltados e outros. Quais são suas principais vantagens e desvantagens.

O porcelanato polido, também é conhecido por porcelanato técnico, e é o tipo mais comum desse piso. Esse modelo de revestimento é característico por seu brilho intenso que chega a refletir e é capaz de criar um ambiente lindo. A superfície mais lisa é a polida – Porcelanato que após ter a massa pronta recebe um polimento e uma camada protetora. Todo porcelanato polido é extremamente liso e por isso é indicado para áreas secas da casa como salas, corredores, quartos.

Tipos de porcelanato

Quais são suas vantagens?

  • Brilho: o modelo polido é lindo e tem muito brilho, fica ideal em salas e quartos.
  • Fácil limpeza: assim como um piso frio, esse tipo de revestimento é muito fácil para limpar, por isso basta um pano úmido para voltar as características originais do piso.
  • Camada protetora: grande parte dos fabricantes usa camadas protetoras sobre o piso – gloss (uma camada de cera que protege o piso) e super gloss (camada de cera aplicada duas vezes para maior proteção) – e isso garante mais brilho e evita possíveis arranhões.
  • Alta resistência: o porcelanato técnico é muito conhecido por sua durabilidade que costuma ser ótima, o que garante o uso do piso por anos e anos sem problemas e com as mesmas características iniciais.
  • Baixa absorção: esse revestimento é fabricado a partir materiais que são submetidos a altíssimas temperaturas, e por isso é bem resistente a absorção de água, o que permite ser utilizado em áreas que tenham contato direto com água.

Quais são suas desvantagens?

  • Possibilidade de riscos: os riscos podem aparecer sim nesse tipo de piso, e se destacam em virtude do brilho excessivo. A dica para evitar tal problema é escolher um porcelanato de boa qualidade e com alta proteção (ex: super gloss), e no momento de limpar a casa ou deslocar um móvel, é ideal que você peça a ajudinha de alguém para erguer a peça, ao invés de sair arrastando algo pelo seu piso.
  • Escorregadio: com todo esse brilho e proteção, o porcelanato polido pode ser um tanto escorregadio, principalmente se instalado em áreas úmidas. Para evitar esse problema, o ideal é optar por outro tipo de porcelanato para áreas externas e interior do box.
  • Cuidados produtos de limpeza: para manter o brilho e a durabilidade do revestimento, é ideal evitar alguns produtos na hora da limpeza. Os inimigos desse tipo de piso costumam ser: ácidos, aguarrás, escovas ásperas, ceras para aumentar o brilho e sabão em pó.

Acetinado e Lapado

Acetinado: Este porcelanato possui leve brilho acetinado.O porcelanato acetinado tem acabamento com menos brilho, e como o próprio nome já diz, aparenta ter acabamento acetinado. Esse modelo torna-se menos cansativo a vista, por ter menos brilho e deixa o ambiente até mais aconchegante, ideal para salas e quartos, afinal ter um quarto aconchegante é ideal para relaxar.

Lapado: Porcelanato que reproduz o brilho de pedras naturais.

Esmaltados

Os porcelanatos esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima da massa com o desenho (estampa) desejado. A indicação técnica para o seu uso é a superfície que pode ser lisa ou áspera, brilhante ou mate, e o PEI.

PEI é a resistência do esmalte do porcelanato e só serve para esta tipologia. Quanto maior o PEI mais resistente é o esmalte do porcelanato.

Quanto ao escorregamento: os mais brilhantes são mais escorregadios.

Struturato

Porcelanato com superfície levemente abrasiva, perfeito para uso em áreas úmidas como sauna, box de banheiro, garagens, decks.

Ext

Porcelanato com superfície abrasiva indicado para áreas externas que tenham frequente contato com água.

Por Redação e Maria Luisa Marques Vasconcelos