Topografia de terreno caída para a frente ou fundo é boa ou ruim?

Perguntas e respostas sobre topografia de terreno. Vantagens de ter um terreno com caída para a frente ou fundo, cuidados na compra e construção de uma casa. Entenda.

A topografia é usada para descrever os detalhes de um lugar como os acidentes da superfície ou a sua descrição anatômica. No caso de um terreno a topografia vai dizer se ele é plano, se há desnível e em qual direção ocorre este desnível ou caimento, quantos graus é este caimento e outros tipos de acidentes.

terreno com desnivel

Quais as vantagens de um terreno com caída para a frente?

Basicamente este é o tipo de terreno mais fácil de trabalhar do que um que tem caía para o fundo. A principal vantagem aqui é que no caso de construção de uma casa é possível fazê-la um pouco mais alta do que o nível da rua, característica muito desejada por muitos construtores. Se houver a necessidade de tirar terra para nivelar um pouco o terreno ainda assim não haveria problemas, pois a terra que ficar é em terreno firme.

Quais as vantagens de um terreno com caída para o fundo?

Não são muitas e muitas pessoas enxergam na verdade mais problemas do que vantagens. Entre eles está o fato de você ter de fazer um muro de arrimo ou sustentação e depois aterrar para nivelar o terreno a fim de construir. Este processo poderá ser caro, dependendo do caimento do terreno. Além disso é preciso fazer um trabalho bem feito de aterramento para garantir que o solo ficou estável o bastante para fazer a construção sobre ele.

Quais as vantagens de um terreno plano?

É o tipo mais desejado já que na prática você não precisará fazer nada em termos de terraplenagem. Além de eliminar os custos com a terraplenagem é possível tornar o processo da construção mais rápido e de certa forma mais fácil também.

A topografia pode influenciar no valor do terreno?

Pode e com certeza influencia bastante. Aliás quem já comprou ou vendeu terreno sabe que este é um dos itens em que os compradores mais analisam e talvez seja um dos primeiros, logo a topografia poderá influenciar muito nos negócios com terrenos. O ideal é um terreno plano, depois vem o com caída para a frente e finalmente o menos desejado com caída para o fundo.

Além da topografia, quais outros fatores influencia no seu valor?

A metragem do terreno é outro fator importante na influência do seu valor. Dependendo da situação um terreno pequeno é mais valorizado do que um muito grande, mas em via de regras metragens entre 300 e 400 metros quadrados são bastante valorizados.

Também conta a localização do mesmo, se ele está em condomínio fechado ou bairro aberto, o tipo de vizinhança que você tem, entre outros.

Quais os cuidados a tomar na compra de um terreno?

Analise a localização e as formas de deslocamento do local para os principais pontos de interesse na cidade. Veja que tipo de vizinhança você terá, como comércio, bares, indústria, salão de festas, escolas, entre outros. Analise o desnível do terreno como já explicado acima, a metragem e outros fatores.

Quais os cuidados a tomar na construção de uma casa?

Ao construir é preciso analisar o tipo de solo que o terreno tem e seguir fielmente o que foi determinado pelo engenheiro no projeto. Fazer a devida fundação é muito importante para evitar problemas estruturais na casa no futuro.