Transportadora de mudanças. Frete e carretos de transporte de mudanças

Perguntas e respostas sobre transportadora de mudanças. Frete e carretos de transporte de mudanças. Onde encontrar uma empresa e os cuidados na contratação. Veja a nossa FAQ.

» Página Inicial

A mudança de casa ou apartamento é uma tarefa dispendiosa e que acredito que pouca gente gosta de fazer, se é que tem alguém que goste. O processo é muito trabalhoso, envolver desmontar uma casa, transportá-la e remontar novamente. Isto demanda planejamento, tempo, esforço e dinheiro. Coisas que as pessoas ou não tem ou tentam administrar ao máximo aquilo que têm.

Dentre o processo de mudança, uma dos itens de maior importância é definir quem fará o transporte dos móveis, eletrodomésticos e demais utensílios da casa. Entre as opções estão: Contratar uma transportadora, alguém que tenha uma caminhão e que faça carreto ou frete e em última análise, transportar você mesmo caso você tenha um utilitário, por exemplo.

Transportadoras de mudanças

São empresas de transporte especializadas em transportar móveis e objetos pessoais de pessoas que se mudam de uma casa para outra, ou apartamento. Geralmente essas empresas possuem caminhão baú, tem uma equipe de pessoas treinadas a carregar e organizar esses móveis, bem como acessórios e procedimentos para o transporte seguro da mudança.

Caminhão transporte

Pessoa que faz frete e carretos e mudanças

A primeira pergunta é: Todas as pessoas que tem caminhão fazem mudanças? Pode até fazer, mas geralmente não são especializados naquilo ou não tem o caminhão próprio para fazer a mudança. Na prática sim, todos que fazem frete e carreto de alguma forma também transporta mudanças, mas como explicado acima, o ideal é uma empresa especializada.

Transportar você mesmo

Esta é uma opção indicada para algumas situações apenas. Primeiro que você precisará de ter um utilitário ou um carro desses bem grandes que dê para retirar os bancos traseiros. Nesta modalidade você precisa desmontar tudo e fazer o transporte por etapas, levando um pouco de cada vez.

Também é importante dizer que isso funciona melhor para trajetos curtos, como no mesmo bairro ou bairros próximos. Pode dar um pouco mais de trabalho, mas você pode fazer de maneira mais organizada e deixar alguém já organizando a nova casa na medida em que as coisas vão sendo transportadas.

Como encontrar transportadora de mudanças em minha cidade?

Nos casos de empresas ou transportadores que fazem frete e carreto, é comum em muitas localidades eles tem uma espécie de ponto na cidade que é conhecido, mas caso isto não ocorra e você deseja fazer isto pela internet, siga os passos abaixo:

Faça uma busca no Google ou no seu buscador preferido de: transportadora de mudanças em [CIDADE].

Ou

Faça uma busca no Google ou no seu buscador preferido de: frete em [CIDADE] ou ainda carreto em [CIDADE].

Lembre-se de substituir a palavra [CIDADE] pelo nome da sua cidade e assim terá mais chances de encontrar as indicações cadastradas ali.

Quais os cuidados ao contratar uma transportadora de mudanças ou frete?

O ideal é você pedir referência daquela empresa ou transportador para uma pessoa que já usou os serviços deles. Desta forma você fica sabendo de antemão se são idôneos e se o trabalho deles é cuidadoso. Negocie de antemão o valor do frete, bem como ajudantes se for o caso. Se houver necessidade, faça inclusive um contrato de prestação de serviços indicando tudo que foi combinado para ser feito.

Vale a pena terceirizar para uma empresa especializada a mudança?

Depende. Para muitas pessoas, uma mudança residencial é algo muito pessoal e com isso elas mesmos precisam colocar a mão na massa para organizar tudo, desde desmontar, embalar e auxiliar na forma de transporte. Mas para outros, eles não querem nem ver e preferem chegar do trabalho e nova casa já estiver pronta. É claro que há um custo para terceirizar e se isto não for um problema, eu diria que vale a pena sim.


 
Veja também: