Umidificador de ar, tipos, ambientes e importância dele em casa

Perguntas e respostas sobre o umidificador de ar. Em quais ambiente um umidificador de ar é bem aproveitado? Quais os tipos e a importância deste tipo de aparelho em casa.

» Página Inicial

A umidade do ar é algo que não vemos, mas ela é de fundamental importância para a nossa respiração, afinal, se os níveis de umidade ficarem muito baixos, nossa respiração ficará comprometida e diversos problemas de saúde podem ocorrer, especialmente as chamadas doenças respiratórias.

No Brasil é comum termos períodos do ano em que a umidade é muito baixa, um exemplo disso é o caso do sudeste que no inverno enfrenta a secura do ar. Mas isto pode acontecer em outros locais do país também.

Para ajudar a atenuar esta situação, existem os umidificadores do ar que não resolvem totalmente o problema, mas ajuda bastante se usado corretamente.

Um umidificador é um aparelho com características que possibilitam manter a umidade relativa do ar dentro de níveis recomendáveis para o ser humano.

A importância dele é que ele é um aparelho relevante pois ele atenua os efeitos de transtornos respiratórios, visto que a umidade do ar é fator preponderante para a eliminação de impurezas provenientes no ar.

Umidificador do ar

Quais são os tipos de umidificadores de ar?

Existem alguns tipos. São eles:

Quais são os cuidados que devem ser adotados quando um umidificador de ar for utilizado?

Vale lembrar que um umidificador de ar possui a capacidade de elevar a umidade do ambiente a níveis de até 40%. Sendo assim, é pertinente efetuar a limpeza do reservatório constantemente, pois assim é possível evitar a proliferação de fungos. Além disso, em alguns casos não devem ser usados durante a noite toda, pois sem a presença do sol o ambiente adquire um aumento de umidade.

Em quais ambiente um umidificador de ar é bem aproveitado?

De uma forma geral, esses aparelhos são recomendados para serem utilizados em ambientes onde a umidade relativa do ar pode ficar em um nível abaixo de 40%. Essa informação você consegue em sites de previsão do tempo, como o ClimaTempo, por exemplo. Verifique em sua cidade qual é a previsão de umidade mínima e máxima. No referido site eles mostram essa variação por horário e assim você saberá qual o momento em que deverá fazer mais o uso dele.

Quais são os malefícios que a baixa umidade do ar pode provocar no organismo humano?

Entre os malefícios da baixa umidade do ar no ambiente, é possível destacar a pele ressecada, coceira na garganta ao acordar, bem como pode aumentar o desconforto de quem sofre com bronquites, rinites e demais transtornos respiratórios. É comum sentir o olho seco que inclusive pode gerar certo desconforto.

Pessoas alérgicas ou que já tenham algum problema de natureza respiratória podem ter mais dificuldades em dias de umidade do ar muito baixa.

Qual é a diferença existente entre climatizador e umidificador de ar?

O climatizador é um aparelho que tem por função amenizar o calor ou frio em um determinado ambiente. Vale lembrar que um climatizador não tem a função de ar-condicionado.

O umidificador de ar, por sua vez, tem por função melhorar a qualidade do ar, equilibrando no ambiente a umidade relativa do ar.


 
Veja também: