Varal retrátil de parede, de teto e chão para apartamentos e casas

Perguntas e respostas sobre Varal retrátil de parede, de teto e chão para apartamentos e casas. Veja as opções, exemplos de cada um e técnicas para secar roupas mais rápido.

Como você usa varal em sua casa ou no apartamento onde mora? Este sem dúvida é um item de casa muito simples, mas extremamente importante e necessário para conseguir secar roupas com mais eficiência.

Há vários modelos de varais, como os de teto, muito usados em apartamentos, os modelos retrateis e ainda os modelos de chão que servem para qualquer tipo de ambiente por serem móveis.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre o uso deste importante item de casa:

O que é varal retrátil?

Existem muitos modelos, mas em geral eles são fixados na parede e podem ser puxados quando houver necessidade de uso e recolhidos quando não estiver sendo usados. Esse tipo de varal é especialmente útil quando você tem pouco espaço, como é o caso de apartamentos. Veja aqui alguns exemplos deste tipo de varal.

O que é varal de teto?

Varal de roupas

O varal de teto é um produto relativamente mais simples e mais comum. Ele basicamente é uma estrutura que pode ser fixada no teto de uma casa ou apartamento e dispõe de um mecanismo de cordas para abaixar ou levantar o varal.

O uso deste tipo varal também está relacionado com a falta de espaço e novamente os apartamentos são os grandes candidatos. Veja aqui alguns exemplos de varal de teto.

O que é um varal de chão?

Este é um sistema composto por uma estrutura parecido com a do varal de teto, mas ele tem pés, o que possibilita colocá-lo no chão. Embora ele também seja muito usado em locais onde não há espaço externo para secar roupas, normalmente ele é uma opção também para dias chuvosos onde em muitos casos a solução é secar roupas dentro de casa. Também, muitas pessoas não gostam de secar roupas no sol para evitar desbotar e assim preferem uma opção móvel que possa ser colocada em local apropriado.

Veja aqui alguns exemplos de varal de chão.

É verdade que secar roupa no sol desbota?

Provavelmente sim. Os efeitos dos raios solares são sentidos em muitos lugares, inclusive em nossa pele. Sabemos que uma pessoa que fica muito exposta ao sol tende a envelhecer mais a pele. Isto não seria diferente com os tecidos que poderá também sofrer as ações dos raios solares.

O que fazer para secar a roupa mais rápido?

Em dias chuvosos e com muita umidade do ar, por exemplo, é mais difícil secar roupas e o processo tende a demorar mais um pouco. Secar na sombra ou dentro de casa também. Uma estratégia que pode ajudar muito no tempo de secagem é usar um ventilador, já que o vento é conhecido por ressecar os locais onde ele tem incidência direta. Desta forma, posicionar um ventilador para que o mesmo fique soprando diretamente sobre as roupas irá ajudar muito e com certeza reduzir bastante o tempo de secagem.

Qual tipo de varal é melhor?

É difícil dizer qual é o melhor, uma vez que existem necessidades diferentes. O varal de chão tem uma vantagem que é a mobilidade e assim você poderá secar roupas no sol, na sombra, dentro de casa ou onde desejar, mas ele ocupa espaço. Já os varais retrátil e de teto tem a vantagem de não ocupar espaço.