Vaso sanitário. História, caixa acoplada ou válvula hidra e mais

Perguntas e respostas sobre vasos sanitários. A maior invenção da história, forma de funcionamento, mecanismo e outros. Caixa acoplada ou válvula hidra, água parada, dengue e mais.

» Página Inicial


O vaso sanitário foi a maior invenção de todos os tempos?

Lendo o livro As 100 maiores invenções da história de Tom Philbin, fiquei tentado a escolher uma delas para ser a maior invenção, já que o livro não faz isso, mas apenas apresenta a relação das que ele, o autor, considera as 100 maiores. O avião, a roda, o telefone, a lâmpada elétrica e muitas outras listaram como candidatas, mas o vaso sanitário foi a minha escolha.

O avião é extraordinário em termos de transporte, velocidade e integração de pessoas. O telefone foi revolucionário e poder falar com uma pessoa em outra cidade ou do outro lado do mundo é fantástico e nos permite aproximar de muitos.

Mas a grande questão é que boa parte das pessoas nunca andaram de avião e nem precisam disso. Muitos talvez nunca usaram um telefone e isto não é tão relevante para elas, mas a questão sanitária afeta todas as pessoas do mundo e mesmo aqueles que nunca usaram um vaso, pode sofrer com as consequências da falta de uma estrutura sanitária adequada.

Por que ele é uma grande invenção se é tão simples?

Se comparado ao avião, por exemplo, ele é ridiculamente simples. Mas além deste fato o que o torna uma grande invenção é a utilidade dele e os enormes problemas que haveriam sem a sua existência.

Antes da sua existência as pessoas tinham que enterrar os desejos, outros jogavam pelas janelas nos esgotos a céu aberto, nos rios ou usavam penicos que cá entre nós não era nada agradável.

Vaso sanitário

Quando o vaso sanitário foi inventado?

Segundo o livro acima citado, o uso de algo similar a ele já era conhecido muito tempo antes de Cristo, mas de forma muito isolada. Mas o vaso sanitário como conhecemos foi projetado em 1596 por John Harrington, contudo sua adoção em massa levou ainda mais de 180 anos depois.

Hoje o vaso sanitário está presente no mundo inteiro?

Sim e não. Embora ele possa existir no mundo todo, sua adoção ainda não é generalizada. Há regiões remotas onde as pessoas ainda usam os métodos mais tradicionais, já citados acima, em outros locais, por uma razão cultural não se tem o hábito de usar vaso sanitário e sim ao céu aberto.

No Brasil, mesmo existindo, muitas cidades não tem o tratamento adequado de esgotos.

Por que a água fica parada dentro dele?

O mecanismo do vaso é muito simples. Quando você despeja a água nele, ela passa pelo tudo e vai para o esgoto, mas para evitar que o mal cheiro do esgoto, uma parte da água fica dentro do caso através de um sistema de sifão, que impede o mal cheiro. Esse sistema de sifão é usado também na pia da cozinha, banheiro e outros locais onde há ligação com a rede de esgoto.

Vaso com caixa acoplada ou válvula hidra, qual é melhor?

Para efeito de pressão da água a válvula é melhor, mas em termos de simplicidade e facilidade de instalação, a caixa acoplada é melhor. O problema da caixa acoplada é que em muitos casos ela não consegue retirar toda a sujeira, exatamente pelo fato de não ter pressão de água, sendo necessário dar uma segunda descarga.

A água parada no vaso pode dar dengue?

Sabemos que toda água parada pode ser um local apropriado para a proliferação do mosquito aedes aegypti, que causa não só a dengue, mas o zika vírus e o chikungunya. Desta forma, se o vaso não for usado todos os dias é necessário jogar água sanitária e pelo menos a cada dois dias dar uma descarga.


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade