Ventilador de pé ou teto. Controle remoto, tipos e mal a saúde

Perguntas e respostas sobre o uso de ventiladores, tipos, controle remoto e acionamento manual, vida útil, informações sobre mal a saúde que ele pode causar, entre outros.

» Página Inicial


Quais os principais tipos de ventiladores?

Acredito que os tipos mais usados são os ventiladores de teto, os de paredes que são mais comuns em prédios comerciais, ventiladores de pé, os circuladores de ar e ainda os modelos portáteis  que são esses modelos pequenos que usamos com frequência em casa.

Qual o melhor?

Para usar em casa sem dúvida nenhuma é o ventilador de teto, pois ele não ocupa espaço, não fica jogado pelos cantos da casa e proporciona ótimo conforto no seu uso. Tem a função de ventilar para baixo e para cima e se você quiser ainda poderá fazer o acionamento dele com controle remoto.

Este é um modelo muito indicado para uso no quarto e na sala de estar ou jantar. Ele traz bastante conforto e proporciona ótima circulação do ar dentro do ambiente.

Ventilador

Existe controle remoto para ventilador de teto?

Sim, existe e eu uso em minha casa. Quando construí minha casa, quis deixar as tomadas a interruptores o mais livre possível e assim optei por colocar controle remoto para todos os ventiladores de teto. Funciona bem, mas o único problema é que as vezes o controle desaparece e aí fica difícil ligar a lâmpada que fica no ventilador. Também ocorre de você entrar no quarto a noite e não encontrar o controle no escuro, mas comum pouco de prática e algumas medidas de organização a coisa funciona.

É verdade que ventilador faz mal à saúde?

Eu já tive muitos problemas de saúde que eu atribuo ao ventilador. Alguns afirmam que ele sopra pó em você e isto tem certo sentido, mas no meu caso a história foi outra. Eu sinto muito calor e a noite em dias quentes eu tinha o hábito de dormir com o ventilador ligado bem em cima de mim. Com isso quando chegava a madrugada e a temperatura caia, eu acabava pegando resfriado e aí atacava a garganta.

É preciso tomar certo cuidado com o uso de ventiladores e circuladores de ar. O ideal é sempre manter o ambiente limpo e livre de poeira, também ao dormir com ele ligado, o ideal é que ele não fique ventilando em cima de você.

Ele gasta muito energia elétrica?

Não. Os produtos elétricos que gastam mais energia elétrica são aqueles que geram calor, como a geladeira, ferro de passar, ar condicionado, chuveiro, entre outros. O ventilador gasta pouca energia se comparado com esses aparelhos.

Dá para usá-lo como uma espécie de ar condicionando?

Existem pessoas com mente bem engenhosas e ai muita coisa é possível. Eu já fiz algumas experiências neste sentido, não que simulasse um ar condicionado, mas melhora o uso ao invés de ficar ventilando ar quente apenas. Algumas ideias que podem ser feitas:

Qual a vida útil dele?

Acho que é um dos produtos que tem uma vida útil muito longa. Com exceção desses modelos de pé ou mesa que acabam quebrando pelo fato de ficar em movimento, mas os modelos de teto, por exemplo são muito resistentes.

Quais as marcas de ventiladores?

Para os modelos portáveis e outros, as principais marcas são:


 

Veja também



© 2018   |   Dicas para Casa: Construção, jardinagem e eletroeletrônicos   |   Política de Privacidade